O Ministério Público de Santa Catarina utiliza cookies para gerar informações estatísticas de visitação, aperfeiçoar a experiência do usuário e prestar os serviços online. Respeitando seu direito à privacidade, em breve você poderá fazer a gestão dos cookies por ferramenta própria disponível no site. Até a implementação da ferramenta, você poderá optar por impedir/modificar esse tratamento por meio das configurações do seu navegador.
Todo usuário da Internet está sujeito a ter seu computador invadido por programas desenvolvidos especificamente para realizar ações danosas. Em inglês eles são chamados de Malicious Sofware, ou Malware. Confira abaixo alguns dos principais tipos:
- Vírus: É um programa ou parte de um programa de computador, normalmente danoso, que se propaga fazendo cópias de si mesmo e se inserindo em outros programas e arquivos. O vírus depende da execução do programa ou arquivo hospedeiro para que possa se tornar ativo, por isso é necessário grande cuidado ao abrir anexos de e-mails, arquivos de processamento de texto, ou instalar programas de procedência duvidosa;
- Cavalo de Tróia (Trojan horse): é um programa, normalmente recebido como "presente" (por exemplo, cartão virtual, álbum de fotos, protetor de tela, jogo, etc), que além de executar funções para as quais foi aparentemente projetado, também executa outras funções normalmente maliciosas e sem o conhecimento do usuário;
- Spyware: é um programa que objetiva monitorar os hábitos do usuário durante a navegação na Internet, direcionando as propagandas que serão apresentadas e enviando as informações coletadas para terceiros. Os spywares podem ser utilizados de forma legítima, mas, na maioria das vezes, são instalados de forma não autorizada e maliciosa.
- Worm: é um programa capaz de se propagar automaticamente através de redes de informática, enviando cópias de si mesmo de computador para computador. Ao contrário do vírus, o worm não embute cópias de si mesmo em outros programas e também não precisa ser executado para se propagar. Ele se espalha por meio de vulnerabilidades existentes ou falhas na configuração de softwares instalados em computadores.
COMO SE PROTEGER:
Tecnologia:
Mantenha sempre atualizados o sistema operacional e outros softwares, como os navegadores. Essas atualizações visam justamente a correção de vulnerabilidades de segurança;
Instale e mantenha atualizado um bom programa antivírus;
Instale um programa de firewall pessoal, que impede invasões via rede.
Comportamento:
Não acesse sites ou siga links recebidos por e-mail em páginas de procedência suspeita;
Evite executar ou abrir arquivos recebidos por e-mail, principalmente aqueles enviados por desconhecidos;
Jamais execute programas de procedência duvidosa ou desconhecida.
ORIENTE AS CRIANÇAS E OS ADOLESCENTES:
Explique às crianças e aos jovens que é muito fácil ter o computador invadido por programas maliciosos ao acessar a Internet, e que, portanto, eles também devem aprender e seguir as orientações supracitadas para uma navegação segura.
É certo que muitas crianças e jovens sabem mais sobre a Internet que os próprios adultos, porém eles devem ser advertidos para não subestimar os riscos aqui expostos. As ameaças virtuais usam tecnologias cada vez mais modernas e, portanto, mesmo os usuários avançados podem ser surpreendidos.