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Segundo dados da CERT.BR (Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil) em 2008 foram registrados cerca de 220 mil incidentes na Internet, o que corresponde a um aumento de 39% em relação a 2007. Desse total de incidentes, 62% foi relacionado a fraudes.
As fraudes virtuais são cada vez mais comuns e ocorrem, principalmente, quando o usuário tenta acessar instituições financeiras. Nesse sentido, sabe-se que o relato de páginas falsas de bancos aumentou 124% em 2008.
ALGUNS TIPOS DE FRAUDES:
Segundo a Cartilha de Segurança para Internet da CERT.BR, são alguns tipos comuns de fraudes em meio virtual:
Sites de leilões com preços muito atrativos: a vítima efetua a compra, mas não recebe o produto e tem seus dados bancários furtados;
E-mails solicitando que você atue como intermediário em uma transferência internacional de fundos (chamado de "Golpe da Nigéria");
E-mails não solicitados, que se passam por comunicação de uma instituição conhecida, como um banco, empresa ou site popular (conhecido como "Phishing").
Entre os supracitados, o Phishing é a forma de fraude mais freqüente na Internet. Trata-se de e-mails cujas mensagens procuram induzir o acesso a páginas fraudulentas (falsificadas), projetadas para furtar dados pessoais e financeiros de usuários. São formas de phishing as mensagens que:
contêm links para programas maliciosos (malware) - uma vez acessados, eles se instalam no seu computador;
contém formulários para o preenchimento de dados bancários;
remetem a páginas de comércio eletrônico ou Internet Banking falsificadas.
COMO SE PROTEGER DAS FRAUDES NA INTERNET:
Tecnologia:
Mantenha sempre atualizados o sistema operacional e outros softwares, como os navegadores;
Instale e mantenha atualizado um bom programa antivírus;
Instale um programa de firewall pessoal, que impede invasões via rede.
Comportamento:
Não acesse sites ou siga links recebidos por e-mail em páginas de procedência suspeita;
Evite executar ou abrir arquivos recebidos por e-mail, principalmente aqueles enviados por desconhecidos;
Jamais execute programas de procedência duvidosa ou desconhecida;
Verifique a autenticidade das informações no site da instituição financeira, loja virtual ou governo (verificar se a conexão é criptografada e se o certificado de segurança do site é válido).
Em caso de ter sido vítima de golpe:
Registre um boletim de ocorrência em primeiro lugar;
Informe à instituição financeira sobre o golpe de que foi vítima;
Caso o golpe tenha ocorrido ao acessar a página de um banco, por exemplo, é possível tentar obter ressarcimento dos valores perdidos por meio de ação na Justiça, caso se prove que o endereço eletrônico oferecido pela instituição financeira não era seguro.
ADVIRTA CRIANÇAS E ADOLESCENTES SOBRE AS FRAUDES VIRTUAIS:
Mostre às crianças e aos jovens que sempre há riscos na abertura de e-mails e programas desconhecidos, incluindo o risco de roubo de dados pessoais, bancários e financeiros. Nesse sentido, é recomendável que eles evitem realizar compras e acessar bancos pela Internet. Caso realmente queiram ou precisem usar esses serviços, oriente-os sobre as formas mais seguras de navegação, conforme exposto acima.
É certo que muitas crianças e jovens sabem mais sobre a Internet que os próprios adultos, porém eles devem ser advertidos para não subestimar os riscos aqui expostos. Os fraudadores virtuais usam tecnologias cada vez mais modernas e, portanto, mesmo um usuário avançado pode ser surpreendido.