Novo Procurador-Geral de Justiça toma posse nesta sexta-feira
O Presidente do Colégio de Procuradores de Justiça, Lio Marcos Marin, dará posse ao novo Chefe do Ministério Público de Santa Catarina, Sandro José Neis, nesta sexta-feira (10/4), no auditório Deputada Antonieta de Barros da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), às 19h30min.
O novo Procurador-Geral de Justiça foi o mais votado da lista tríplice em eleição ocorrida em fevereiro deste ano. O ato de nomeação foi publicado no Diário Oficial do Estado no dia 3/3, logo após o Governador receber do Presidente do Colégio de Procuradores de Justiça a lista tríplice ao cargo de PGJ.
Redação: Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC
Sandro José Neis, que foi o mais votado à lista tríplice entregue ao Governador do Estado, foi nomeado como o próximo Procurador-Geral de Justiça, pelo Ato n. 809, assinado por Raimundo Colombo. O ato foi publicado nesta terça-feira (3/3), logo após o Governador receber do Presidente do Colégio de Procuradores de Justiça, o Procurador-Geral de Justiça, Lio Marcos Marin, a lista tríplice ao cargo de PGJ. Por força constitucional, o Governador do Estado tem 15 dias para nomear o Procurador-Geral de Justiça.
A eleição para a lista tríplice ocorreu na última sexta-feira (27/2), na sede da Procuradoria-Geral de Justiça. O novo Chefe do Ministério Público de Santa Catarina recebeu 251 votos, Andrey Cunha Amorim, 196 votos, e Francisco de Paula Fernandes Neto, 58 votos. Participaram do pleito 414 dos 429 Procuradores e Promotores de Justiça aptos a votar.
É também o Procurador-Geral de Justiça quem pode propor a abertura de inquérito civil ou ajuizar ação civil pública contra o Governador do Estado e os Presidentes da Assembleia Legislativa, do Tribunal de Justiça, do Tribunal de Contas, Desembargadores e Conselheiros do Tribunal de Contas.
Na área administrativa, propõe a elaboração e execução do orçamento do Ministério Público; a criação, extinção e modificação de cargos; determina a aquisição de bens e serviços; a instauração de processo administrativo ou sindicância, além de aplicar sanções; cria grupos de trabalho; edita normas, coordena, orienta e acompanha o trabalho de unidades subordinadas dentro da Instituição; e firma convênios e termos de cooperação de interesse da Instituição.
Podem concorrer ao cargo Procuradores e Promotores de Justiça com mais de 10 anos de carreira. Seu mandato é de dois anos, em que é possível uma recondução.
Saiba o que faz o Procurador-Geral
O Chefe do Ministério Público estadual tem funções administrativas e de execução. Como Órgão de Execução, pode propor ação penal em relação a crimes praticados por Prefeitos, Secretários de Estado, integrantes da Mesa Diretora e da Presidência da Assembleia Legislativa, Juízes de Direito e membros do próprio Ministério Público. Isso acontece porque, na esfera criminal, essas autoridades têm direito a foro por prerrogativa de função (conhecido como foro privilegiado).
Como funciona a administração do MPSC
LEIA MAISEntenda como está organizada a administração superior do MPSC, as áreas administrativas e as Promotorias de Justiça.
Últimas notícias
18/11/2025MPSC instaura procedimentos e apura brigas entre torcidas e possível crime de racismo em jogo entre Avaí e Remo
19/11/20252º dia do Congresso de Direito Eleitoral aborda fragilidades e desafios de novo Código
18/11/2025FRBL destinará R$ 821 mil para compra de novos equipamentos do Procon estadual
18/11/2025GAECO do MPSC apoia operação Invoice contra sonegação fiscal deflagrada pelo MP de Alagoas
18/11/2025GAECO catarinense cumpre mandado de prisão e de busca e apreensão em apoio ao GAECO do MPCE
18/11/2025MPSC e FACISC firmam adesão ao Protocolo “Não é Não” em evento que reuniu setor público e empresarial
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil
12/11/2025STJ atende parcialmente MPSC e reconhece que, até 300 metros da preamar, toda restinga é área de preservação permanente