06.07.2005

Último lançamento regional do APOMT será nesta quinta-feira, em São José

A partir desta quinta-feira (07/07), os 293 Municípios de Santa Catarina vão estar preparados para implementar as ações do Programa de Aviso Por Maus-Tratos (APOMT), desenvolvido pelo Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CIJ) do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). O último lançamento regional do APOMT será realizado no Auditório da UNIVALI - Campus de São José.
A partir desta quinta-feira (07/07), os 293 Municípios de Santa Catarina vão estar preparados para implementar as ações do Programa de Aviso Por Maus-Tratos (APOMT), desenvolvido pelo Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CIJ) do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). O último lançamento regional do APOMT será realizado no Auditório da UNIVALI - Campus de São José (SC 407, Km 4 - Bairro Sertão do Maruim - São José), a partir das 8h30min, com a participação de profissionais que atuarão no programa de 13 Municípios que integram a 18ª Secretaria de Desenvolvimento Regional.

Os lançamentos regionais do APOMT - este será o 16º - começaram em 19 de dezembro do ano passado, em Caçador, envolvendo os Municípios da 10ª Secretaria de Desenvolvimento Regional, para detalhar as ações previstas e capacitar os profissionais que vão atuar diretamente no programa, como educadores, profissionais da saúde, segurança pública e de serviços sociais, que têm contato diário com crianças e adolescentes. Até 30 de junho, quando ocorreu o lançamento para os Municípios das regiões de Curitibanos e Campos Novos, cerca de 2.700 profissionais haviam sido capacitados.

Com a totalização dos lançamentos, o Ministério Público espera ter construído uma rede para a comunicação imediata dos casos de maus-tratos, com a finalidade de criar um banco de dados permanente que possa fomentar políticas públicas de prevenção da violência e de melhorias no atendimento das vítimas, diz a Coordenadora do CIJ, Promotora de Justiça Helen Crystine Corrêa Sanches, que participará do lançamento do programa nesta quinta-feira.

Ao longo da apresentação do APOMT os profissionais vão receber orientações da Professora Doutora Catarina Maria Schmickler, do Curso de Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Catarina é Especialista em Violência Doméstica pela Universidade de São Paulo e autora da pesquisa "A Revelação do Indizível: Um Estudo sobre o Protagonista do Abuso Sexual Incestuoso contra Crianças e Adolescentes".

Municípios participantes do 16º lançamento regional do APOMT: Águas Mornas, Angelina, Anitápolis, Antônio Carlos, Biguaçu, Florianópolis, Governador Celso Ramos, Palhoça, Rancho Queimado, Santo Amaro da Imperatriz, São Bonifácio, São José e São Pedro de Alcântara.

Programação

- 8h30 - Abertura
- 9h30 - Palestra: Contextualização do Fenômeno da Violência Doméstica pela Professora Dr.ª Catarina Maria Schmickler - UFSC - Curso de Serviço Social, especialista em Violência Doméstica pelo LACRI/USP e autora da pesquisa "A Revelação do Indizível: Um Estudo sobre o Protagonista do Abuso Sexual Incestuoso Contra Crianças e Adolescentes".
- 12h - Intervalo
- 13h45 - Capacitações dos diversos grupos de profissionais
- 17h - Encerramento

Saiba mais:

Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social