21.09.2007

Transporte coletivo intermunicipal da Grande Florianópolis deverá ter ônibus adaptado para pessoas com deficiência

O Ministério Público de Santa Catarina vai recomendar às empresas de transporte coletivo intermunicipal da Grande Florianópolis que disponibilizem pelo menos um ônibus adaptado para pessoas com deficiência, em reunião no dia 16 de agosto, às 14 horas, no auditório da seção de Santa Catarina da Ordem dos Advogados do Brasil.

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) vai recomendar às empresas de transporte coletivo intermunicipal da Grande Florianópolis que disponibilizem pelo menos um ônibus adaptado para pessoas com deficiência, em reunião no dia 16 de agosto, às 14 horas, no auditório da seção de Santa Catarina da Ordem dos Advogados do Brasil (Rua Paschoal Apóstolo Pítsica, n° 4.860, bairro Centro, Florianópolis). No mesmo evento será apresentado aos participantes veículos para atender ao usuário com deficiência, adequados por empresas que prestam serviço na região.

Os itinerários e os horários que as empresas deverão disponibilizar os ônibus adaptados serão definidos com base em cadastramento que será realizado pelas associações de pessoas com deficiência, segundo foi acordado em reunião em julho deste ano com o MPSC, entidades que atuam na defesa dos direitos dos portadores de deficiência e do setor de transporte. Na ocasião também ficou definido que a Secretaria Municipal dos Transportes e Terminais de Florianópolis (SMTT) vai oferecer serviço de atendimento ao usuário, pelo telefone (48) 3324-1517, com o objetivo de solucionar possíveis problemas que as pessoas com deficiência encontrarem no transporte coletivo.

Já as empresas de ônibus se comprometeram a realizar periodicamente rigorosa manutenção nos veículos e a capacitar seus funcionários para o melhor atendimento às pessoas com deficiência. A recomendação será expedida conjuntamente pelos Promotores de Justiça Alexandre Herculano Abreu e Rui Arno Richter (Capital), Jorgelita Tonera Favaretto (São José), José Eduardo Cardoso (Santo Amaro da Imperatriz), Cristina Costa da Luz Bertoncini (Biguaçu) e Raul de Araújo Santos Neto (Palhoça). O Coordenador do Centro de Apoio Operacional da Cidadania e Fundações (CCF), Promotor de Justiça Leonardo Henrique Marques Lehmann, também participará do evento.

A recomendação deverá ser assinada pelo Diretor da Santa Terezinha Agência de Viagens e Turismo Ltda., Carlos Alberto Vieira; Diretor da Transporte Coletivo Estrela Ltda, Gildo Formento; Diretor da Biguaçu, Léo Mauro Xavieira Filho; Diretor da Auto Viação Imperatriz Ltda, Dilmo Wanderley Berger; Diretor da Auto Ônibus e Turismo Josefense Ltda., José Luiz Spricigo; e pelo departamento jurídico do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiro (Setpesc).

Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC