18.07.2005

Transação penal proposta pelo MPSC garante ao Município de Videira mais uma área verde

Transação penal proposta pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) a dois autores de crime ambiental de menor potencial ofensivo garantiu ao Município de Videira mais uma área verde, livre de exploração, com 15 mil metros quadrados.
Transação penal proposta pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) a dois autores de crime ambiental de menor potencial ofensivo garantiu ao Município de Videira mais uma área verde, livre de exploração, com 15 mil metros quadrados. Eles averbaram a área, em imóvel de sua propriedade, para compensar o corte de vegetação nativa sem autorização, o que caracteriza o crime previsto no art. 50 da Lei 9.605/98.

Os responsáveis pela degradação, que atingiu área de cerca de 9 mil metros quadrados e não atingiu área de preservação permanente, também pagaram ao Fundo para Reconstituição de Bens Lesados (FRBL) R$ 2.740,00, entre indenizações, multas e retorno da madeira apreendida.

A área florestal averbada, na Rodovia SC 453, Km 51,5, não poderá ser alterada sem autorização da Fundação do Meio Ambiente (Fatma) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Conforme o Promotor de Justiça Alexandre Carrinho Muniz, da Comarca de Videira, todas as condições da transação penal foram regularmente cumpridas, o que possibilitou a extinção da punibilidade dos autores do crime ambiental.

Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social