Terceira edição do Prêmio Lume reconhece boas práticas de educação
Acompanhar e estimular o cumprimento dos Planos Nacional, Estadual e Municipais de Educação; fomentar boas práticas educacionais; apoiar experiências pedagógicas inovadoras; fortalecer a gestão democrática nas unidades escolares; induzir processos de aprimoramento contínuo da qualidade social da educação nas escolas; e desenvolver, de forma qualificada, os processos e as práticas de gestão de serviços de apoio, recursos físicos e financeiros. Esses são alguns dos objetivos da terceira edição do Prêmio Lume: Escola Referência, que vai contemplar escolas das redes públicas municipais e da rede estadual de Santa Catarina.
O prêmio, iniciativa do Grupo Estratégico de Monitoramento dos Planos de Educação, do qual o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), o Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) e o Ministério Público de Contas do Estado de Santa Catarina (MPC/SC) são coordenadores, visa identificar, reconhecer, divulgar, disseminar, estimular e conferir premiação a escolas, de acordo com os critérios de avaliação estabelecidos no regulamento (Portaria Conjunta N. TC -01/2025) publicado no Diário Oficial Eletrônico do TCE/SC no dia 1 de agosto. Poderão concorrer todas as escolas das redes públicas municipais e estaduais de educação de Santa Catarina que ofertem os anos iniciais e/ou finais do ensino fundamental e que apresentem dados suficientes para o cálculo do Indicador de Qualidade das Escolas de Santa Catarina (IQESC) no âmbito do Painel ICMS Educação do TCE/SC.
Serão premiadas: uma escola pública municipal e uma escola pública estadual de cada uma das seis mesorregiões do estado (Oeste, Norte, Serra, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Sul). Elas serão escolhidas em três etapas de avaliação: pré-qualificação, mérito e validação das boas práticas. As vencedoras de cada mesorregião receberão um certificado de reconhecimento e uma placa de premiação. As demais classificadas na etapa de validação também receberão um certificado de reconhecimento, em evento no mês de dezembro.
Etapas de avaliação
A 3ª edição do Prêmio Lume: Escola Referência será composta por três etapas de avaliação: pré-qualificação, mérito e validação.
As etapas de pré-qualificação e de mérito, ambas de caráter eliminatório e classificatório, serão realizadas com base nas informações constantes do Painel ICMS Educação do TCE/SC. A pré-qualificação consiste na ordenação das cinco escolas públicas municipais e das cinco escolas estaduais, por mesorregião do estado, com os maiores valores do Indicador de Esforço Não Observado (IEN), conforme dados do Painel ICMS Educação do TCE/SC.
A etapa de mérito consiste na aplicação das variáveis do Indicador de Esforço Escolar (IEE) às escolas classificadas na etapa anterior. Serão classificadas para a etapa de validação duas escolas públicas municipais e duas escolas públicas estaduais de cada mesorregião do estado que obtiverem a maior pontuação na etapa de mérito, conforme as diretrizes indicadas no regulamento.
A etapa de validação, também eliminatória e classificatória, irá verificar as evidências que comprovem os indicadores de classificação levantados na etapa de mérito. Nesta etapa, será aplicado questionário de verificação nas escolas de cada mesorregião classificadas na etapa de mérito e serão realizadas entrevistas, por videoconferência, com as escolas classificadas na etapa de mérito e que responderam tempestivamente ao questionário.
Grupo Estratégico de Monitoramento dos Planos de Educação
São signatários do Acordo de Cooperação Técnica n. 007/2019:
Ministério Público do Estado de Santa Catarina (MPSC)
Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC), coordenador da terceira edição do Prêmio Lume
Ministério Público de Contas do Estado de Santa Catarina (MPC/SC)
Ministério Público Federal - Procuradoria da República em Santa Catarina (MPF)
Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc)
Secretaria de Estado da Educação (SED/SC)
Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc)
Federação Catarinense de Municípios (Fecam)
União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina (Undime/SC)
Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina (CEE/SC)
União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação de Santa Catarina (UNCME/SC)
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com a participação do Fórum Estadual de Educação de Santa Catarina (FEE/SC) e da Comissão Estadual de Monitoramento e Avaliação do Plano Estadual de Educação de Santa Catarina (Cemapeesc).
Últimas notícias
18/11/2025MPSC instaura procedimentos e apura brigas entre torcidas e possível crime de racismo em jogo entre Avaí e Remo
18/11/2025FRBL destinará R$ 821 mil para compra de novos equipamentos do Procon estadual
18/11/2025GAECO do MPSC apoia operação Invoice contra sonegação fiscal deflagrada pelo MP de Alagoas
18/11/2025GAECO catarinense cumpre mandado de prisão e de busca e apreensão em apoio ao GAECO do MPCE
18/11/2025MPSC apresenta recurso e garante aumento de pena para réus que mataram dois irmãos em Criciúma
18/11/2025GAECO destaca estratégias de proteção no 2º Seminário de Segurança Escolar
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil
12/11/2025STJ atende parcialmente MPSC e reconhece que, até 300 metros da preamar, toda restinga é área de preservação permanente