23.06.2008

Técnicas de atuação no Júri é o tema do 3º módulo do curso de aperfeiçoamento para membros do MPSC

O terceiro módulo do curso de aperfeiçoamento para atuação no Tribunal do Júri do Ministério Público de Santa Catarina, que ocorrerá nesta sexta-feira e sábado, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em Florianópolis, tratará sobre as técnicas de atuação em plenário.
O terceiro módulo do curso de aperfeiçoamento para atuação no Tribunal do Júri, do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), que ocorrerá nesta sexta-feira (30/5) e sábado (31/5), na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em Florianópolis, tratará sobre as técnicas de atuação em plenário. Um dos palestrantes será o Promotor de Justiça de São Paulo Francisco José Teddei Cembranelli, que atua no caso da menina Isabella.
Cembranelli substituirá o Promotor de Justiça Rogério Leão Zagallo, que por problemas de saúde não poderá palestrar. Ele falará sobre "Plenário do Júri - Estratégia de Atuação". A Promotora de Justiça do Rio de Janeiro Patrícia Mothé Gliche Béze, que atuou na acusação dos assassinos do jornalista Tim Lopes, palestrará sobre "Experiências da Prática no Plenário do Tribunal do Júri" . "Cuidados para uma eficiente atuação" será o tema do Procurador de Justiça do Rio Grande do Sul Marcelo Roberto Ribeiro, com experiência no Tribunal do Júri de Porto Alegre.
"O Plenário do Júri é o momento processual onde o Promotor de Justiça busca consolidar sua tese sustentada e confirmada durante a instrução anterior e, com isso, consolidar seu trabalho. É historicamente nossa grande vitrine de atuação institucional", explica o Coordenador do Núcleo do Tribunal do Júri do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e Coordenador-Adjunto do Centro de Apoio Operacional Criminal (CCR), Promotor de Justiça Fabiano Henrique Garcia.
O núcleo especializado em Tribunal do Júri foi implantado para dar suporte aos Promotores de Justiça que atuam no Tribunal do Júri. Formado por Promotores de Justiça especializados em Tribunal de Júri, a implementação do núcleo faz parte das ações programadas dentro do Plano Geral de Atuação para 2008. Um dos motivos para a criação do núcleo foi o crescimento do número de denúncias criminais (propostas de ação criminal), especialmente as relativas aos crimes contra a vida. Só vão a júri popular os acusados de crimes dolosos (com intenção) contra a vida, como homicídio, tentativa de homicídio e aborto, por exemplo.
O evento é organizado pelo Centro de Apoio Operacional Criminal (CCR) e pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamenro Funcional (CEAF), com apoio da Associação Catarinense do Ministério Público (ACMP) e Escola do Ministério Público.
Programação
Tema 1 - Júri - Cuidados para uma eficiente atuação
Palestrante: Marcelo Roberto Ribeiro - Procurador de Justiça (RS)
Horário: 14 horas às 18 horas
Data: 30 de maio de 2008
Tema 2 - Plenário do Júri - Estratégia de Atuação
Palestrante: Paulo Francisco José Teddei Cembranelli - Promotor de Justiça de São (SP)
Horário: 18h30 às 22h30
Data: 30 de maio de 2008
Tema 3 - Experiências da Prática no Plenário do Tribunal do Júri
Palestrante: Patrícia Mothé Glioche Béze
Horário: 8 horas às 12 horas
Data: 31 de maio de 2008
Saiba mais:
Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC