26.08.2009

Sadi Brigido Jung é o novo Procurador de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina

Sob a Presidência do Procurador-Geral de Justiça, Gercino Gerson Gomes Neto, o Colégio de Procuradores de Justiça deu posse, nesta quarta-feira (26 de agosto), ao Procurador de Justiça Sadi Brigido Jung, que alcançou o mais alto grau na carreira do MPSC.
Sob a Presidência do Procurador-Geral de Justiça, Gercino Gerson Gomes Neto, o Colégio de Procuradores de Justiça deu posse, na manhã do dia 26 de agosto de 2009, ao Procurador de Justiça Sadi Brigido Jung, que alcançou o mais alto grau na carreira do Ministério Público de Santa Catarina. Jung, que atuava como Promotor de Justiça na Comarca de Tubarão, foi promovido ao cargo, por merecimento, pelo Conselho Superior do MPSC, no dia 27 de julho. Ele assumiu a vaga aberta com a aposentadoria do Procurador de Justiça Luiz Fernando Sirydakis. O Termo de Posse foi lido na solenidade pelo Procurador de Justiça Paulo de Tarso Brandão.

Sadi Brigido Jung ingressou no Ministério Público em 1981, iniciando a carreira na Circunscrição Regional de Araranguá. Passou ainda pelas Comarcas de Anita Garibaldi, Santo Amaro da Imperatriz, Itaiópolis, Sombrio e Porto União. Nos últimos 18 anos atuou na Comarca de Tubarão, sendo 14 deles como titular da Promotoria de Justiça da Infância e Juventude.

Em seu discurso de posse o novo Procurador de Justiça lembrou do compromisso do Ministério Público de fazer muito ainda para mudar a realidade social. "Quando alguém ingressa na carreira do Ministério Público não é mais tão-somente um cidadão. Ele se torna integrante de uma Instituição que é os olhos, os ouvidos e a voz da sociedade", afirmou. Em especial, Jung destacou a necessidade de a Instituição continuar contribuindo para que a defesa dos direitos da criança e do adolescente tenha a prioridade absoluta prevista na Constituição Federal, "preparando-se a população infanto-juvenil para o futuro exercício da cidadania".

"Não construiremos a sociedade justa almejada se continuarmos perdendo gerações e gerações de crianças e adolescentes para a sub-cidadania e, em grande parte, para a criminalidade", destacou em sua fala. "O princípio constitucional da prioridade absoluta, relembre-se a todo o momento, significa preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas, assim como destinação privilegiada de recursos para a área infanto-juvenil. Lugar de criança e de adolescente é na família, na escola, e, igualmente, nos orçamentos públicos", afirmou o novo Procurador de Justiça.

A recepção a Jung foi efetuada na solenidade pelo Procurador de Justiça José Galvani Alberton, quelembrou da trajetória do novo Procurador de Justiça e destacou sua atuação na defesa dos direitos infanto-juvenis. "Seu trabalho na Comarca de Tubarão dignificou o Ministério Público e mereceu o reconhecimento e aplauso da comunidade", destacou, lembrando que, entre outras iniciativas, Jung apurou a realidade sócio-educativa da infância em todos os municípios da Comarca de Tubarão e ajustou medidas com as Prefeituras para um melhor atendimento à área.

No encerramento da solenidade o Procurador-Geral de Justiça, Gercino Gerson Gomes Neto, agradeceu a presença dos familiares do novo Procurador de Justiça, de Procuradores e Promotores de Justiça, de magistrados e de servidores que acompanharam a posse. Também acompanharam a solenidade os Subprocuradores-Gerais de Justiça, José Eduardo Orofino da Luz Fontes e Gladys Afonso,o Ouvidor em exercício, Procurador de Justiça Guido Feuser, Coordenadores dos Centro de Apoio Operacional e Promotores de Justiça.

Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC