Promotorias de Segurança Pública foca na queda dos índices de criminalidade
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) avança nas ações de combate ao crime. Já são duas as Promotorias de Segurança Pública no Estado. O plano é instalar no total 12. Uma mudança na estrutura que tem como alvo a queda nos índices de criminalidade conforme mostra o vídeo ao lado.
A instalação da primeira Promotoria de Justiça da Segurança Pública aconteceu em abril deste ano. A 40ª Promotoria de Justiça da Segurança Pública da Capital atua nas áreas da Tutela Difusa da Segurança Pública e do Controle Externo da Atividade Policial. A Promotora de Justiça Silvana Schmidt Vieira responde pela Promotoria.
"A segurança pública é um dos pilares fundamentais da construção social, junto com a saúde e a educação. Por isso é necessário uma ação conjunta e ordenada. Com as Promotorias de Justiça da Segurança Pública, o Ministério Público adota uma atitude mais proativa e preventiva a fim de buscar a redução dos quadros criminais e de garantir uma melhor segurança pública com o envolvimento dos diversos órgãos. Não queremos apenas enfrentar o criminoso, mas desenvolver ações educativas e integradas que geram a conscientização da sociedade", ressalta Procurador-Geral de Justiça, Sandro José Neis.
Em Chapecó a Promotoria de Justiça de Segurança Pública foi instalada em setembro. Essa atuará de forma regionalizada e assim como a de Florianópolis funcionará de modo piloto a fim de testar uma nova modalidade de atuação na área criminal. O Promotor de Justiça da Segurança Pública poderá utilizar instrumentos de tutela dos interesses difusos e coletivos, como a ação civil pública, o termo de ajustamento de conduta (TAC) e a recomendação. As novas Promotorias de Justiça atuarão também no controle externo da atividade policial.
As Promotorias Regionais de Segurança Pública constituem uma proposta de reengenharia espacial e funcional do Ministério Público em sua atuação na esfera da segurança pública. "Esse redimensionamento de atribuições propõe uma atuação orientada por estratégias de inteligência de tutela difusa da segurança pública. É a conquista de um antigo anseio do Ministério Público: o domínio do conhecimento acerca do fenômeno criminal e a possibilidade de traçar estratégias próprias de enfrentamento do crime", explica o Coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal (CCR), Jádel da Silva Júnior.
O programa das Promotorias Regionais de Segurança Pública foi elaborado pelo Centro de Apoio Operacional Criminal (CCR) por solicitação do Procurador-Geral de Justiça e prevê a instalação gradativa de 12 Promotorias Regionais de Segurança Pública - Capital, Região Metropolitana de Florianópolis (sede em São José), Criciúma, Tubarão, Itajaí, Blumenau, Joinville, Canoinhas, Lages, Joaçaba, Chapecó e São Miguel do Oeste.
Últimas notícias
03/10/2025MPSC fortalece combate ao crime organizado com foco em criptoativos e lavagem de dinheiro durante workshop
03/10/2025Entidades trazem ao MPSC preocupação com propostas legislativas que colocam em risco unidades de conservação de Florianópolis
03/10/2025Casal é condenado por tráfico de drogas em ação penal do MPSC
03/10/2025Réu é condenado a 63 anos de prisão por dois homicídios, tentativa de homicídio e corrupção de menores
03/10/2025Condenado em Joinville homem que atentou contra a vida de casal após desentendimento no trânsito
03/10/2025Pedinte que roubou mãe e filha em um parque em Videira e ainda praticou ato libidinoso é condenado em ação penal do MPSC
Mais lidas
03/10/2025Entidades trazem ao MPSC preocupação com propostas legislativas que colocam em risco unidades de conservação de Florianópolis
03/10/2025MPSC fortalece combate ao crime organizado com foco em criptoativos e lavagem de dinheiro durante workshop
03/10/2025Casal é condenado por tráfico de drogas em ação penal do MPSC
03/10/2025Condenado em Joinville homem que atentou contra a vida de casal após desentendimento no trânsito
02/10/2025MPSC assina Pacto pela Excelência pela Educação e reforça protagonismo na indução do ICMS Educação
03/10/2025Réu é condenado a 63 anos de prisão por dois homicídios, tentativa de homicídio e corrupção de menores