Promotores de Justiça da infância e juventude de todo o estado se reúnem na sede do MPSC
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) realizou, durante toda esta sexta-feira (27/10), o Encontro Estadual dos Promotores de Justiça da Infância e Juventude, da Educação e de Família. O evento ocorreu na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em Florianópolis, e contou, ainda, com o lançamento do programa Familiar - Acolhimento e Convivência, que tem como principal objetivo a ampliação e o aprimoramento da prestação de serviços de acolhimento familiar nos municípios catarinenses.
Na abertura, o Procurador-Geral de Justiça, Fábio de Souza Trajano, ressaltou a importância da atuação multidisciplinar e do compartilhamento de experiências e celebrou as iniciativas extrajudiciais de proteção às crianças e aos adolescentes, como as realizadas pelo CyberGAECO e pelos programas desenvolvidos pelo Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação (CIJE) do MPSC.
O CIJE é um órgão fundamental para nós, e o lançamento do programa Familiar demonstra nosso interesse em desenvolver iniciativas para, em conjunto com a comunidade, trabalhar ações de prevenção e proteção dos nossos jovens, ressaltou.
Trajano disse, ainda, que sempre temos a oportunidade de fazer um pouco mais, nos engajando, atuando juntos e pensando em novas ideias. Vamos trabalhar conjuntamente para salvar vidas, impedindo que crianças saiam da escola, inserindo jovens no mundo do trabalho e em todos os demais aspectos necessários. O comprometimento e a motivação são os mais importantes para fazer a diferença, completou.
O coordenador do CIJE, Promotor de Justiça Eder Cristiano Viana, destacou, na abertura do evento, a relevância e urgência da discussão de questões relacionadas ao dia a dia nas Promotorias de Justiça da infância e juventude.
Quando discutimos essa questão no âmbito do Conselho Consultivo, percebemos a importância de uma atuação mais próxima entre o centro de apoio e os Promotores de Justiça, auxiliando no trabalho das comarcas e nos reunindo em eventos como este, que tratam de questões relacionadas a saúde mental, investigações e medidas socioeducativas pela prática de atos infracionais, aos eventos relativos à violência nas escolas e ao atendimento no âmbito da educação especial, que são questões cotidianas do nosso trabalho, afirmou.
O encontro seguiu por todo o dia, com uma programação sobre temas referentes à atuação em defesa dos direitos da criança e do adolescente. O primeiro painel, dedicado à saúde mental, contou com a apresentação ¿Saúde mental de crianças e adolescentes: aspectos da política, serviços públicos e os seus direitos¿, ministrada pelo coordenador do Centro de Apoio Operacional da Saúde Pública (CSP), Promotor de Justiça Douglas Roberto Martins, e pela Analista em Psicologia do MPSC Daphne de Castro Fayad. A mediação foi da Promotora de Justiça Ana Maria Horn Vieira Carvalho.
A segunda conversa da manhã foi realizada pela Professora de Educação Especial do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (CA-UFSC) Simone De Mamann Ferreira e pela presidente da Fundação Catarinense de Educação Especial, Jeane Rauh Probst Leite. Com o título Educação especial: aspectos organizacionais e pedagógicos, a mediação foi da Técnica do CIJE Mayra Silveira.
O último painel, intitulado ¿Direito à educação, convivência escolar e paz: desafios de combater a violência¿, foi apresentado pela doutoranda e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) Talita Bueno Salati Lahr e mediado pelo Promotor de Justiça Marcionei Mendes. O título da apresentação foi O trabalho com a convivência escolar: estratégias de prevenção e combate à violência.
PROGRAMA FAMILIAR
Ao final do evento, o CIJE apresentou e lançou o programa Familiar - Acolhimento e Convivência, que tem como principal objetivo a ampliação e o aprimoramento da prestação de serviços de acolhimento familiar nos municípios catarinenses.
Em Santa Catarina, de acordo com o Censo SUAS 2022, aproximadamente 9,8% dos municípios possuem serviços de acolhimento institucional e familiar, com 1.663 crianças e adolescentes acolhidos.
Assim, o programa busca consolidar as diretrizes que orientam a execução dos serviços de acolhimento familiar, conforme o Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária (PNCFC), por meio de incentivo e da contribuição à atuação das Promotorias de Justiça com informações, metodologias de trabalho e outros elementos.
O coordenador do CIJE, Promotor de Justiça Eder Cristiano Viana, afirmou que esse é mais um programa do MPSC que busca auxiliar as Promotorias de Justiça. ¿Queremos cada vez mais nos articular enquanto instituição e alinhar nossos objetivos para a área da infância e juventude¿, complementou.
Participaram do evento Procuradores de Justiça, Promotores de Justiça, assistentes, assessores, servidores, residentes e estagiários da instituição. Na abertura estiveram o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos do MPSC, Durval da Silva Amorim, o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos de Planejamento e Inovação, Luciano Trierweiller Naschenweng, o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Paulo Antonio Locatelli, entre outras autoridades.
Últimas notícias
03/10/2025MPSC fortalece combate ao crime organizado com foco em criptoativos e lavagem de dinheiro durante workshop
03/10/2025Entidades trazem ao MPSC preocupação com propostas legislativas que colocam em risco unidades de conservação de Florianópolis
03/10/2025Casal é condenado por tráfico de drogas em ação penal do MPSC
03/10/2025Réu é condenado a 63 anos de prisão por dois homicídios, tentativa de homicídio e corrupção de menores
03/10/2025Condenado em Joinville homem que atentou contra a vida de casal após desentendimento no trânsito
03/10/2025Pedinte que roubou mãe e filha em um parque em Videira e ainda praticou ato libidinoso é condenado em ação penal do MPSC
Mais lidas
03/10/2025Entidades trazem ao MPSC preocupação com propostas legislativas que colocam em risco unidades de conservação de Florianópolis
03/10/2025MPSC fortalece combate ao crime organizado com foco em criptoativos e lavagem de dinheiro durante workshop
03/10/2025Casal é condenado por tráfico de drogas em ação penal do MPSC
03/10/2025Condenado em Joinville homem que atentou contra a vida de casal após desentendimento no trânsito
02/10/2025MPSC assina Pacto pela Excelência pela Educação e reforça protagonismo na indução do ICMS Educação
03/10/2025Réu é condenado a 63 anos de prisão por dois homicídios, tentativa de homicídio e corrupção de menores