21.09.2007

Prefeitura de Forquilhinha assume compromisso de refazer concurso para área da saúde

Para sanar as irregularidades verificadas no concurso público que realizou para prover cargos no Programa Saúde da Família e no Programa de Agentes Comunitários de Saúde, a Prefeitura Municipal de Forquilhinha aceitou Termo de Ajustamento de Conduta proposto pelo Promotor de Justiça Cássio Antônio Ribas Gomes.

Para sanar as irregularidades verificadas no concurso público que realizou para prover cargos no Programa Saúde da Família (PSF) e no Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS), a Prefeitura Municipal de Forquilhinha aceitou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) proposto pelo Promotor de Justiça Cássio Antônio Ribas Gomes, assinado no dia 7 de novembro. O compromisso determina que o Município efetivamente anule o concurso público, que estava suspenso desde outubro por decisão judicial, e exige a realização de procedimentos para a realização de nova seleção, esta de acordo com as normas legais.

Para não haver prejuízo às famílias atendidas nos programas, o serviço poderá continuar sendo prestado pela Associação do Clube de Mães de Forquilhinha, até que o novo concurso seja concluído, num prazo de 240 dias. O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) está exigindo a seleção pública porque a legislação impede a terceirização destes programas, como vinha ocorrendo em Forquilhinha. A Prefeitura Municipal chegou a formular projeto de lei criando os cargos, aprovado pela Câmara Municipal. No entanto, as funções foram descritas na lei municipal como sendo de ocupação temporária, contrariando a Constituição Federal.

Posteriormente, o concurso realizado para prover estes cargos também apresentou irregularidades. Por isso o TAC exige a remessa de novo projeto de lei à Câmara Municipal, num prazo de 60 dias, criando novos cargos de provimento efetivo e revogando as vagas já existentes em caráter temporário. No prazo de 240 dias o novo concurso deverá estar integralmente concluído, quando o contrato com a Associação do Clube de Mães deverá ser rescindido. O TAC foi assinado pelo Prefeito Municipal, Paulo Hoepers.

Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC