Polícia Militar de Braço do Norte recebe kits de proteção adquiridos com recursos destinados pelo MPSC

Mochilas e bolsos com kits de atendimento pré-hospitalar foram adquiridos com recurso de R$ 21 mil vindos de transações penais, acordos de não persecução penal e suspensões condicionais do processo destinados ao Conselho da Comunidade da Comarca de Braço do Norte. 

10.10.2025 16:08
Publicado em : 
10/10/25 07:08

A Polícia Militar de Braço do Norte está ainda mais equipada para atuar em emergências e garantir a segurança da população. Na última sexta-feira (3/10), foram entregues, ao comando do 35º Batalhão de Polícia Militar, 11 mochilas e 11 bolsos com kits de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) Tático, contendo torniquete, tesoura, cobertor térmico, bandagem, selo de tórax, gaze com agente hemostático, entre outros itens essenciais. A entrega ocorreu durante a abertura do 1ª Seminário Estadual de Patrulhamento Tático da PM de Santa Catarina. 

Os equipamentos foram adquiridos com recursos destinados pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), por meio da 1ª e da 2ª Promotoria de Justiça de Braço do Norte, em parceria com o Conselho da Comunidade, representada no ato pela presidente e advogada Priscilla Koch Tramontin. O investimento total foi de R$ 21.997,80. 

Esses valores têm origem em transações penais, acordos de não persecução penal e suspensões condicionais do processo, instrumentos legais que permitem a aplicação de medidas alternativas em casos de menor gravidade. Quando há a homologação dessas medidas, o autor do fato assume compromissos como o pagamento de valores ou prestação de serviços, e o MPSC pode destinar esses recursos para projetos de interesse social, como ações voltadas à segurança pública, educação, saúde e assistência social. 

A destinação foi feita pelas Promotorias de Justiça Criminais ao Conselho da Comunidade de Braço do Norte, que recebeu e aprovou o projeto apresentado pela Polícia Militar para a aquisição dos materiais. Os novos kits passam agora a reforçar o trabalho dos policiais em operações e ocorrências de alto risco, contribuindo para um atendimento mais rápido e eficiente em situações que envolvem risco à vida. 

“A aplicação desses recursos em projetos que fortalecem o trabalho das forças de segurança é uma forma de devolver à sociedade o resultado das medidas legais adotadas pelo Ministério Público. Além de garantir mais proteção aos policiais, estamos contribuindo para a segurança e o bem-estar de toda a comunidade de Braço do Norte”, afirmou a Promotora de Justiça Mariana Mocelin. 

O Comandante do 35º Batalhão de Polícia Militar, Major Ivan Cardoso, destacou a relevância da iniciativa. Segundo ele, os kits de atendimento pré-hospitalar tático constituem equipamentos indispensáveis ao atendimento emergencial de vítimas em ambientes de alto risco, como operações policiais, ações militares ou acidentes de trânsito. “Esses kits possibilitam uma resposta rápida e eficiente em situações de trauma, contribuindo significativamente para o aumento das chances de sobrevivência em contextos adversos, como confrontos armados, ocorrências com múltiplas vítimas ou eventos de grande complexidade. A aquisição dos referidos equipamentos, viabilizada pelo Conselho da Comunidade em parceria com o Ministério Público e o Poder Judiciário, reflete a preocupação dessas instituições com a promoção da segurança pública e a proteção da vida. Tal iniciativa representa um importante reforço à atuação da Polícia Militar no Vale de Braço do Norte, fortalecendo sua capacidade operacional e o compromisso com a prestação de um serviço cada vez mais eficiente à sociedade”, declarou. 

Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC