AVISO DE PAUTA: MPSC homenageará instituições parceiras com selo “Amigo do Programa Educando Cidadãos”

Reconhecimento será entregue no evento do Dia Internacional de Combate à Corrupção, em 9 de dezembro, no auditório do MPSC.

04.12.2025 08:32
Publicado em : 
04/12/25 11:32

O selo “Amigo do Programa Educando Cidadãos” do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) será concedido a instituições e entidades parceiras da iniciativa. A entrega ocorrerá no evento em comemoração ao Dia Internacional de Combate à Corrupção, em 9 de dezembro. 

Receberão o selo a Assembleia Legislativa de Santa Catarina - ALESC; o Colégio Dehon/Fundação InoversaSul, de Tubarão; a coordenação externa do programa Educando Cidadãos e a Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. Também receberá o selo o estudante Pedro Antônio Idalina Espíndola de Tubarão, simbolizando individualmente a participação e o empenho de cada estudante do Colégio Dehon. Pedro foi responsável por criar jogos digitais educativos sobre temáticas relacionadas aos temas centrais do programa. 

A homenagem é um reconhecimento do programa aos apoiadores e parceiros que têm atuado em prol de uma sociedade ética, cidadã e voltada ao compromisso de todas as formas de prevenção e enfrentamento à corrupção. O ato de entrega está previsto para acontecer na parte da tarde do evento do dia 9, às 15h.

 

“Educando Cidadãos: construindo cidadanias ativas” 

A programação do dia 9 de dezembro se inicia às 9h, com palestras e debates com referências nacionais e do exterior, além de mobilização cultural pela educação, ética e cidadania, homenagens e assinatura de atos que ampliam ações conjuntas.  

Estudantes das escolas estaduais estarão presentes no evento. O objetivo da programação é estimular reflexão, conscientização e atitude na prevenção e no enfrentamento à corrupção. 

Confira a programação completa aqui.

 

Conheça o programa Educando Cidadãos 

O Educando Cidadãos é um movimento de educação e engajamento da sociedade civil que busca fomentar ações de enfrentamento de todas as formas de corrupção. Seu objetivo principal é educar os cidadãos, ressaltando a importância de cada um assumir sua liderança nesse movimento. 

Institucionalizado no MPSC em 2025, o programa promove ações educativas voltadas para o fortalecimento da cidadania, da democracia e dos valores constitucionais. 

Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC