27.05.2008

Paulo Ricardo da Silva toma posse como novo Corregedor-Geral do MPSC

O novo Corregedor-Geral do Ministério Público de Santa Catarina, Procurador de Justiça Paulo Ricardo da Silva, tomou posse, no dia 11 de abril. Em seu discurso, afirmou que a missão de trabalho da Corregedoria-Geral deve ser também a orientação, ultrapassando o controle e a punição.

O novo Corregedor-Geral do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Procurador de Justiça Paulo Ricardo da Silva, tomou posse, no dia 11 de abril, em solenidade do Colégio de Procuradores de Justiça, presidida pelo Procurador-Geral de Justiça, Gercino Gerson Gomes Neto. Ele exercia o cargo de Subcorregedor-Geral do MPSC e foi eleito por maioria de votos em eleição realizada pelo Colégio de Procuradores para o biênio 2008-2010, em substituição ao Procurador de Justiça José Eduardo Orofino da Luz Fontes. A solenidade de posse ocorreu na sede do MPSC, em Florianópolis.

No seu discurso de posse, Silva afirmou que a missão de uma Corregedoria deve ultrapassar o controle e a punição. "A Corregedoria deve primeiro orientar para ter responsabilidade no resultado. A abertura das portas da Corregedoria-Geral a todos os membros da Instituição é necessária, e importa em desmistificar a áurea que cerca esse órgão da Administração Superior de ser apenas punitivo", salientou o novo Corregedor-Geral do MPSC.

Silva disse ainda que a troca de experiências com os colegas do Colégio de Procuradores de Justiça sobre a problemática institucional em todas a sua amplitude é essencial e salutar. "O apoio intransigente ao membro do Ministério Público de 1ª instância, e a permanente orientação de sua atuação, são metas que considero importantes", salientou.

Já o Procurador de Justiça José Eduardo Orofino da Luz Fontes, que conduziu a Corregedoria-Geral do MPSC nos períodos 2004-2006 e 2006-2008, fez homenagens e agradecimentos no seu discurso. Também registrou a parceria com a Corregedoria-Geral da Justiça, "que, com franqueamento de sistema informatizado de inspeção virtual, contribuiu para a maior agilidade no exercício da função de fiscalização de nossa Corregedoria-Geral".
O Procurador-Geral de Justiça de Santa Catarina, Gercino Gerson Gomes Neto, ao encerrar a cerimônia, garantiu ao novo Corregedor-Geral do MPSC apoio integral de toda a equipe da Procuradoria-Geral ao trabalho da Corregedoria, "pois só assim conseguiremos engrandecer cada vez mais o Ministério Público catarinense".
Além do Procurador-Geral de Justiça, na mesa de autoridades estavam o Procurador-Geral de Justiça, o Presidente da Associação Catarinense do Ministério Público (ACMP), Promotor de Justiça Rui Carlos Kolb Schiefler, o Conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público, Promotor de Justiça Sandro José Neis, o Presidente do Conselho Nacional dos Corregedores-Gerais do Ministério Público, Mário Cavalheiro Lisbôa, o Presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Francisco José Rodrigues de Oliveira Filho, e o Procurador-Geral do Estado, Sadi Lima.

Currículo

Natural de Tubarão, o novo Corregedor-Geral tem 47 anos e ingressou no MPSC em outubro de 1986. Iniciou a carreira pela Comarca de Criciúma e passou ainda pelas Comarcas de de Bom Retiro, Gaspar, Turvo, Xanxerê, São Joaquim, Araranguá, novamente por Criciúma e pela Capital. Em 2004, antes de ser promovido ao cargo de Procurador de Justiça, exerceu a função de Promotor de Justiça Assessor da Corregedoria-Geral.
Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC