23.06.2008

Parceria integra banco de dados do MPSC e do TJSC

O convênio que possibilitará a integração do Sistema de Informação e Gestão do MPSC (SIG) e do Sistema de Automação do Judiciário (SAJ) foi assinado, no dia 12 de maio de 2008, em Florianópolis, pelo Procurador-Geral de Justiça, Gercino Gerson Gomes Neto, e pelo Presidente do TJSC, Desembargador Francisco José Rodrigues de Oliveira Filho.

Os bancos de dados do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) serão interligados. O convênio que possibilitará a integração do Sistema de Informação e Gestão do MPSC (SIG) e do Sistema de Automação do Judiciário (SAJ) foi assinado, nesta segunda-feira (12/05), em Florianópolis, pelo Procurador-Geral de Justiça, Gercino Gerson Gomes Neto, e pelo Presidente do TJSC, Desembargador Francisco José Rodrigues de Oliveira Filho.

A parceria permitirá a troca de dados e, futuramente,a virtualização dos procedimentos e processos judiciais. Com isso, haverá o aprimoramento do desempenho das atribuições constitucionais e legais das Instituições. A comunicação entre o TJSC e o MPSC também será otimizada. A integração garantirá o fluxo de dados entre os sistemas, tais como carga de processos, migração de dados cadastrais, intercâmbio da pauta de audiências de Primeiro Grau e das sessões do Segundo Grau. OTribunal de Justiça também disponibilizará as ferramentas tecnológicas de ensino à distância para treinamento dos usuários nas diversas unidades judiciárias.

"A integração traz alguns desafios, uma vez que serão integrados dados de sistemas que trabalham com diferentes versões tecnológicas, além de exigir, por parte das instituições, a ampliação de suas infra-estruturas de tecnologia da informação. Será necessário um planejamento detalhado dessa comunicação, o que ficará a cargo das equipes de trabalho de cada parte.Tal esforço, temos certeza, será recompensado com a celeridade processual e com o fácil acesso às informações compartilhadas", afirma o Presidente da Comissão do SIG, Promotor de Justiça Gustavo Mereles Ruiz Diaz.

O Juiz Auxiliar do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Rubens Curado, que assinou como testemunha no convênio, considerou a parceria importante para todo esse processo de informatização do Sistema de Justiça.

Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC