01.08.2022

Palestras levam orientação para agricultores sobre o uso irregular de agrotóxicos e o combate ao comércio ilegal

Participaram dos encontros agricultores e comerciantes das sete cidades que integram a Comarca de Ituporanga. Eles receberam instruções para o manuseio correto de agrotóxicos e como agir contra o comércio ilegal do produto do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), da Cidasc e da Polícia Militar Ambiental.



Post

As cidades de Imbuia e Ituporanga receberam palestras que abordaram temas relacionados ao uso, comércio e fabricação de agrotóxicos ilegais e as consequências na cadeia produtiva e na sociedade, na última semana de julho. A iniciativa foi uma parceria do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) e do 3º Pelotão de Polícia Militar Ambiental de Rio do Sul. Os encontros aconteceram na sede das Câmaras de Vereadores de cada município.

As palestras fazem parte do Programa Campo Limpo, que é uma ação da 2ª Promotoria da Comarca de Ituporanga e tem o objetivo de expor aos agricultores a necessidade de observar as normas de compra e aplicação do produto e tratar sobre os danos ambientais do uso de agrotóxicos de venda proibida.

De acordo com o Promotor de Justiça, João Paulo Bianchi Beal, "as palestras foram de grande importância para a conscientização da não utilização de defensivos agrícolas contrabandeados, falsificados e irregulares. Foram expostas as situações de risco para a saúde animal e humana, meio ambiente, a contaminação de lençol freático e os danos à economia local".

Beal disse ainda que esse foi o primeiro passo do Programa Campo Limpo e que novos encontros e eventos para buscar a conscientização da cadeia produtiva irão ocorrer na Comarca de Ituporanga.



Post

Como surgiu o programa Campo Limpo

Em 2021 aconteceu a operação Deméter, com a finalidade de combater a adulteração, comércio irregular e a utilização de agrotóxicos ilegais nos municípios integrantes da Comarca de Ituporanga.  Diante do cenário encontrado na região com o uso de agrotóxicos ilegais ou adulterados, o MPSC buscou a parceria da Cidasc e da Polícia Militar Ambiental e desenvolveu o programa Campo Limpo.

O Programa Campo limpo ocorre com a realização de palestras e capacitações que objetivam o cuidado e combate da venda e o manuseio ilegal dos defensivos agrícolas, em especial no cultivo da cebola.

Rádio MPSC

Ouça o MPSC Notícias com o Promotor de Justiça João Paulo Bianchi Beal, que fala mais sobre a ação.

Carregar arquivo do áudio aqui!

Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC - Correspondente Regional Joinville