08.09.2008

Nova composição do Conselho Superior do Ministério Público tomou posse no dia 1° de setembro

Os Procuradores de Justiça José Galvani Alberton, Paulo Roberto Speck, Pedro Sérgio Steil, José Eduardo Orofino da Luz Fontes, Antenor Chinato Ribeiro, Narcísio Geraldino Rodrigues e Jacson Corrêa tomaram posse no Conselho Superior do Ministério Público para o biênio 2008-2010.
Novos Conselheiros: ao centro, Procurador-Geral de Justiça e Corregedor-Geral, membros natos
Conselheiro Pedro Sérgio Steil (à direita) saudou os novos integrantes
Sob Presidência do Procurador-Geral, Colégio de Procuradores deu posse aos novos Conselheiros
Sob a Presidência do Procurador-Geral de Justiça, Gercino Gerson Gomes Neto, o Colégio de Procuradores de Justiça empossou, no dia 1º de setembro de 2008, em sessão extraordinária, a nova composição do Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) para o biênio 2008/2010.
Eleitos pelo voto direto, tomaram posse os Procuradores de Justiça José Galvani Alberton, Pedro Sérgio Steil, José Eduardo Orofino da Luz Fontes, Antenor Chinato Ribeiro e Narcísio Geraldino Rodrigues, que irão representar os Promotores de Justiça, e os Procuradores de Justiça Paulo Roberto Speck e Jacson Corrêa, que irão representar os Procuradores de Justiça.
Compõem ainda o CSMP, como membros natos, o Procurador-Geral de Justiça, Gercino Gerson Gomes Neto, e o Corregedor-Geral do Ministério Público, Procurador de Justiça Paulo Ricardo da Silva. O Secretário em exercício do Colégio de Procuradores de Justiça, Procurador de Justiça Paulo Cezar Ramos de Oliveira, fez a leitura do Termo de Posse, e o Procurador de Justiça Pedro Sérgio Steil falou em nome da nova composição do Conselho.
"Espero que, com a nossa experiência, possamos contribuir para o fortalecimento do Conselho Superior e, acima de tudo, que a Instituição se aproxime cada vez mais do cidadão, pois a nossa obrigação primeira é servir à sociedade", afirmou Steil. O Procurador-Geral de Justiça enalteceu o espírito democrático que envolveu a eleição do Conselho e disse que "a biografia dos empossados os credencia para o cargo que nesta data assumem."
Em seu discurso, Gercino lembrou que o Ministério Público brasileiro atravessa, no momento atual, fase de extrema delicadeza em seu processo de consolidação. "Passadas duas décadas desde a formatação constitucional, não temos dúvidas ser este o período mais difícil de nossa história recente, marcado por ataques, erigidos de diversas frentes contra nossas garantias, prerrogativas e atribuições", salientou o Procurador-Geral de Justiça, lembrando que o Termo de Ajustamento de Conduta é hoje o principal instrumento de solução das grandes demandas sociais nas áreas do meio ambiente, consumidor, moralidade administrativa e direitos de cidadania, "suplantando em muito a busca de soluções judicializadas".
Estiveram presentes na solenidade de posse o Promotor de Justiça Fabiano Henrique Garcia, representando a Associação Catarinense do Ministério Público (ACMP), Coordenadores dos Centros de Apoio, Coordenadores Administrativos e Servidores.
Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC