09.02.2010

Nesse carnaval, Florianópolis integra campanha nacional para prevenir exploração sexual infanto-juvenil

Florianópolis fará parte esse ano do grupo de 14 cidades brasileiras que terão ações da campanha de combate à exploração sexual infanto-juvenil. Esta é a 5ª edição da campanha, que tem apoio do MPSC, por intermédio do CIJ.
Florianópolis fará parte esse ano do grupo de cidades brasileiras, quase todas capitais, que terão ações da campanha de combate à exploração sexual infanto-juvenil durante o carnaval. Esta é a quinta edição da campanha, desenvolvida pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República como parte do Programa Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes. A iniciativa tem apoio do Ministério Público de Santa Catarina, por intermédio do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CIJ). As atividades estão sendo organizadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social.
Durante a programação de carnaval equipes estarão distribuindo materiais educativos com mensagens alusivas ao carnaval e com o slogan "Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é Crime. Denuncie! Procure o Conselho Tutelar de sua cidade ou disque 100". O telefone número 100 é o disque-denúncia nacional para o recebimento de informações sobre abuso e exploração sexual infanto-juvenil. "Em 2009, o Disque 100 registrou cerca de 30 mil reclamações de agressões, sendo 9.638 registros de abuso sexual, fato que nos mostra claramente a importância da conscientização da sociedade acerca da necessidade de denunciar esse crime bárbaro", afirma a Coordenadora do CIJ, Promotora de Justiça Priscilla Linhares Albino.
A programação inicia no dia 11 de fevereiro, no desfile do bloco Enterro da Tristeza, a partir das 18h30, no Centro de Florianópolis (Rua General Vieira da Rosa, n° 22). As peças publicitárias da campanha incluem out-doors , bonés, material educativo, camisetas, abanadores, banners , cartazes, adesivos, bandanas, fitas de pulso, tatuagens temporárias, além de algumas peças em inglês e espanhol para distribuição junto a turistas estrangeiros.
O objetivo da campanha é sempre integrar-se às atividades já previstas em cada cidade, buscando a integração e participação da comunidade. No carnaval de 2010 são 14 as cidades brasileiras que terão a iniciativa: Florianópolis (SC), Rio de Janeiro (RJ), Corumbá (MS), Fortaleza (CE), Vitória (ES), Belém (PA), Recife (PE), Manaus (AM), Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), São Paulo (SP), Brasília (DF) e Porto Velho (RO).
Rádios podem divulgar campanha
As rádios interessadas em apoiar a campanha podem solicitar material em áudio à Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República. Basta solicitar o material pelo e-mail imprensa@sedh.gov.br . O material para rádio é em forma de samba enredo, sendo que no final um locutor pede para que as denúncias sejam feitas pelo disque 100.
Programação em Florianópolis
10 de fevereiro
Lançamento oficial da campanha, no Gabinete do Prefeito Municipal. 16h.
11 de fevereiro
Desfile do bloco Enterro da Tristeza, a partir das 18h30, no Centro (saída na rua General Vieira da Rosa, n° 22)
13 de fevereiro
Desfile das escolas de samba na passarela Nego Quirido, a partir das 18h
15 de fevereiro
Baile Pop Gay, na Praça dos Três Poderes, a partir das 20h
16 de fevereiro
Programação no bairro Sambaqui, a partir das 19h
Observação: em todas as regiões do município serão distribuídos materiais durante os dias de carnaval.
Samba enredo da campanha disponível para as rádios:
"Vem, que hoje é carnaval,
vem pra festa, afinal
Vamos ser felizes!
Mas nem tudo é legal
Exploração sexual de adolescentes e crianças é crime, é agressão
Uma denúncia a mais é uma lágrima a menos no meio da multidão"
Como solicitar o áudio : pelo e-mail imprensa@sedh.gov.br , da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República
Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC