|
"Cada um deve transferir essa ideia para 10 pessoas", disse o Procurador-Geral de Justiça ao público |
|
Ator voltou a interpretar personagem corrupto para alertar os participantes sobre as práticas desonestas |
|
Público de crianças e adolescentes repudiou a defesa da corrupção do personagem Romildo |
"Não, não, não, não à corrupção!" Crianças e adolescentes de escolas de diversos municípios do Estado gritaram para o personagem Romildo Rosa, o deputado corrupto da novela A Favorita, da Rede Globo, quando este subiu no palco do evento da campanha "O que você tem a ver com a corrupção?", no trapiche da Beira-mar Norte, em Florianópolis. Os gritos se acentuaram quando Romildo disse que não importava os meios pelos quais enriquecia, pois o que fazia era apenas sobreviver.
A interpretação do ator Milton Gonçalves, que contracenou com o Promotor de Justiça Affonso Ghizzo Neto, Coordenador da campanha, serviu para abrir o evento que comemorou o Dia Internacional de Combate à Corrupção. Marcado inicialmente para ocorrer no dia 9 de dezembro de 2008, data em que mais de 120 países assinaram a Convenção da ONU Contra a Corrupção, o evento foi transferido para esta sexta-feira (27/03) em razão das fortes chuvas que atingiram Santa Catarina no final do ano passado, e contou com apresentação do Jornalista Mário Motta.
Depois da encenação, Milton Gonçaves, um dos primeiros atores da Globo a se engajar na campanha, também se juntou ao coro das crianças e adolescentes e aproveitou para cobrar dos participantes um "parabéns a você" pelo seu aniversário, comemorado justamente no dia 9 de dezembro, Dia Internacional de Combate à Corrupção - na ocasião o ator estaria em Florianópolis, não fossem as fortes chuvas. O pedido foi prontamente atendido. "Esta conta está paga", brincou o artista.
"Não, não, não, não à corrupção!" também foi entoado por representantes de entidades parceiras, de órgãos públicos, autoridades estaduais e nacionais, atletas do Ávaí e do Figueirense e pelo ator Rafael Almeida, que interpreta o personagem Gustavo na novela juvenil Malhação, da Rede Globo. O Procurador-Geral de Justiça, Gercino Gerson Gomes Neto, disse ainda que "a força do grito de vocês (crianças e adolescentes) impulsiona o Ministério Público a lutar contra a corrupção". "Vocês devem sair daqui e transferir essa ideia para 10 pessoas. Depois, cada uma dessas 10 pessoas passará a idéia para mais 10. É como jogar uma pedra num lago: primeiro se faz uma marola, depois uma onda e depois um tsunami contra a desonestidade e contra a corrupção", ilustrou Gercino.
O Secretário Estadual de Educação, Paulo Bauer, que representou o Governador do Estado, seguiu no mesmo caminho e disse que "tudo começa com as crianças". "Foi assim quando decidimos proteger o meio ambiente, usar o cinto de segurança e combater o cigarro", lembrou. O Deputado Estadual César Souza Júnior, que representou a Assembléia Legislativa, disse que estava num evento raro de combate à corrupção.
"A corrupção não é só o grande ladrão, seja ele com ou sem mandato. Mas também o pequeno gesto do dia a dia", frisou. Para o Presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Conselheiro José Carlos Pacheco, as crianças são o ponto central da campanha "O que você tem a ver com a corrupção?". "O TCE se sente honrado em participar desse projeto que, sem dúvida alguma, é o maior dos últimos tempos".
O Secretário de Prevenção da Corrupção e Informações Estratégicas da Controladoria-Geral da União (CGU), Marcelo Stopanovski Ribeiro, disse que todos deveriam vestir a camisa da campanha todos os dias. "Devemos defender o patrimônio público todos os dias". Para o Promotor de Justiça Fabiano Henrique Garcia, que representou a Associação Catarinense do Ministério Público (ACMP), o sentido do projeto está no futuro das crianças e dos adolescentes.