Município de Capão Alto acata recomendação do MPSC e exonera três secretários municipais parentes do prefeito
O Prefeito de Capão Alto, Tito Freitas, atendeu a recomendação do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e exonerou três parentes de funções comissionadas. Ele comunicou oficialmente que o filho, Bruno Antunes Pereira, a nora, Gislaine Freitas de Jesus Antunes, e Luís Fernando Lisboa Reis (sogro de Bruno), não são mais Secretários Municipais de Obras, Saúde e Urbanismo, respectivamente.
A recomendação foi feita há três semanas pela Promotoria de Justiça da Comarca de Campo Belo do Sul, com base na Lei Orgânica Municipal (artigo 18, inciso XXIV) que veda expressamente a prática do nepotismo em Capão Alto. O documento sustentou, ainda, a função constitucional do MPSC em zelar pela moralidade pública, coibindo possíveis atos de improbidade administrativa, como a nomeação de parentes do chefe do poder executivo para cargos comissionados de qualquer espécie.
Na ocasião, a Promotora de Justiça da Comarca de Campo Belo do Sul, Raíza Alves Rezende, ressaltou que uma resposta negativa à recomendação acarretaria medidas judiciais, incluindo a responsabilização por atos de improbidade administrativa e o ressarcimento aos cofres públicos.
"O Município reconheceu que nomear parentes do chefe do Poder Executivo e dos próprios secretários para cargos comissionados é uma prática imoral, acatou a recomendação e fez as exonerações dentro do prazo estipulado. O Ministério Público seguirá fiscalizando para coibir a prática de atos de improbidade, como o nepotismo", diz a Promotora de Justiça.
Últimas notícias
02/04/2026Recomendação feita pelo MPSC ao Município de São Francisco do Sul visa proteger os animais
01/04/2026Conscientização sobre o autismo: confira ações do MPSC para garantia de direitos
01/04/2026GAECO deflagra Operação Repartição para apurar a prática conhecida como “rachadinha” no litoral norte catarinense
01/04/2026Homem tenta matar vítima com facadas e é condenado por tentativa de homicídio em Jaguaruna
01/04/2026MPSC reestrutura o POA e amplia atuação na regularização de cadeias produtivas
01/04/2026GAECO deflagra Operação Thánatos que apura esquema de corrupção envolvendo servidores da saúde e empresa funerária na Serra catarinense
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
26/01/2026Acordo firmado pelo MPSC, IMA e Seara garante fim do lançamento de efluentes no Riacho Santa Fé e destina R$ 5 milhões para projetos ambientais em Itapiranga
19/11/2025MPSC firma acordo para regularizar lei que trata das chácaras rurais em Xanxerê
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/11/2025MPSC atua em municípios atingidos por tornado no Oeste