08.09.2022

Município de Capão Alto acata recomendação do MPSC e exonera três secretários municipais parentes do prefeito

Recomendação foi feita há três semanas pela Promotoria de Justiça da Comarca de Campo Belo do Sul, com base na própria Lei Orgânica municipal, que veda a prática do nepotismo.

O Prefeito de Capão Alto, Tito Freitas, atendeu a recomendação do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e exonerou três parentes de funções comissionadas. Ele comunicou oficialmente que o filho, Bruno Antunes Pereira, a nora, Gislaine Freitas de Jesus Antunes, e Luís Fernando Lisboa Reis (sogro de Bruno), não são mais Secretários Municipais de Obras, Saúde e Urbanismo, respectivamente.

A recomendação foi feita há três semanas pela Promotoria de Justiça da Comarca de Campo Belo do Sul, com base na Lei Orgânica Municipal (artigo 18, inciso XXIV) que veda expressamente a prática do nepotismo em Capão Alto. O documento sustentou, ainda, a função constitucional do MPSC em zelar pela moralidade pública, coibindo possíveis atos de improbidade administrativa, como a nomeação de parentes do chefe do poder executivo para cargos comissionados de qualquer espécie.

Na ocasião, a Promotora de Justiça da Comarca de Campo Belo do Sul, Raíza Alves Rezende, ressaltou que uma resposta negativa à recomendação acarretaria medidas judiciais, incluindo a responsabilização por atos de improbidade administrativa e o ressarcimento aos cofres públicos.

"O Município reconheceu que nomear parentes do chefe do Poder Executivo e dos próprios secretários para cargos comissionados é uma prática imoral, acatou a recomendação e fez as exonerações dentro do prazo estipulado. O Ministério Público seguirá fiscalizando para coibir a prática de atos de improbidade, como o nepotismo", diz a Promotora de Justiça.





Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social - Correspondente Regional em Lages