18.04.2024

MPSC promove Seminário Nacional de Inteligência e Segurança Institucional

Evento, que conta com a presença de membros, assessores, assistentes, integrantes da CISI, do GAECO e de órgãos convidados pela coordenadoria, começou nesta quinta-feira (18/4). Mais sete palestras serão ministradas no segundo dia de seminário (19/4).
Post

Começou nessa quinta-feira (18/4), no auditório do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), o "Seminário Nacional de Inteligência e Segurança Institucional: perspectivas e desafios contemporâneos", promovido pela Coordenadoria de Inteligência e Segurança Institucional (CISI) do MPSC. O evento tem como objetivo atualizar profissionais e gestores com novos conhecimentos relacionados às atividades de inteligência e segurança institucional, promovendo a integração e cooperação entre diferentes instituições de inteligência.

Além de estimular a cultura de inteligência dentro das instituições participantes, o seminário vai aproximar os órgãos, para que as redes de colaboração sejam ampliadas.

Confira aqui as fotos do evento!

Post O Procurador-Geral de Justiça, Fábio de Souza Trajano, deu boas-vindas aos participantes e enfatizou a importância de reunir diversas instituições para a troca de experiências e para o fortalecimento de parcerias. "Temos que ultrapassar eventuais dificuldades na aproximação e trabalharmos juntos. Sabemos que as organizações criminosas trabalham de forma sistematizada, e nós temos que estar articulados e unidos. Precisamos nos ouvir mais, porque é com a expertise, a inteligência, a informação de cada entidade que nós podemos avançar cada vez mais como instituições de combate à criminalidade", disse.
Post

O Coordenador da Coordenadoria de Inteligência e Segurança Institucional, Promotor de Justiça Sandro de Araujo, agradeceu a todos os envolvidos na organização e destacou que "estamos aqui para um evento pensado para discutir conhecimento, compartilhar experiências, e reforçar a resiliência, a cooperação e a inovação que moldam o trabalho dos operadores das áreas da inteligência e da segurança orgânica".

Araujo reforçou que o "seminário deve ser um espaço de diálogo, de descoberta e de inspiração. Que cada palestra, cada debate e cada momento compartilhado nos leve um passo mais perto da excelência em inteligência e segurança institucional".

Post

O conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) Fernando da Silva Comin destacou que "não há como falar de inteligência institucional sem falar de uma atuação multi institucional". Comin destacou a importância das relações entre as instituições: "É com muito orgulho que temos uma doutrina de inteligência do Ministério Público, mas a pergunta que deve ser feita é se essa doutrina, se esse sistema se comunica como deveria? Se isso não for possível, não adianta nós estarmos aqui a falar de temas extremamente importantes e não alcançarmos, na prática, aquilo que se espera dos órgãos de estado, enquanto o crime organizado está aí a galopar rapidamente sobre as estruturas do estado", declarou.

Post

Primeiro dia de evento

Com a participação de mais de 250 pessoas o seminário iniciou com uma palestra sobre "Doutrina, Política e Sistema de Inteligência do Ministério Público", conduzida pelo Corregedor Nacional do Ministério Público e Coordenador do Laboratório de Operações Cibernéticas, Ângelo Fabiano.

Programação

Nesta sexta-feira (19/4), o evento seguirá com a apresentação de mais sete palestras. Na parte da manhã, com tradução simultânea, o Senior Regional Security Officer da Embaixada dos Estados Unidos, Shawn Sherlock, palestrará sobre "A importância dos relacionamentos estratégicos e inovação em um programa eficaz de inteligência policial".

Em seguida, uma conversa sobre "Inteligência cibernética: estratégias e desafios na era digital" será conduzida pelo Delegado de Polícia Civil do Estado do Piauí Alessandro Gonçalves Barreto.

Após, o Diretor de Operações Integradas e de Inteligência da SENASP/MJSP, Rodney da Silva, ministrará uma palestra sobre inteligência ministerial.

Já a tarde, o Promotor de Justiça do GAECO do Ministério Público de São Paulo Leonardo Romanelli falará sobre "Segurança institucional e a atuação das organizações criminosas". Depois, o Capitão da Polícia Militar do Paraná Gilberto Kummer Júnior conduzirá uma conversa sobre  "Memória institucional: independência ou morte!".

Em seguida, o Coronel da Polícia Militar de São Paulo João Luís Mingheti Costa tratará sobre "Estratégias e perspectivas da inteligência no enfrentamento às organizações criminosas".

Para finalizar o evento, o Diretor-Geral da Agência Brasileira de Inteligência, Luiz Fernando Corrêa, fará uma palestra sobre a nova configuração do SISBIN.




Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC