03.02.2010

MPSC disponibiliza informações para auxiliar interessados em adotar uma criança ou um adolescente

O serviço esclarece as dúvidas mais freqüentes sobre o tema e ainda incentiva a reflexão sobre o ato de adotar. Há no Brasil cerca de 80 mil crianças e adolescentes em abrigos, e 10% estão aptos para adoção, segundo o IPEA.
Há cerca de 80 mil crianças e adolescentes que vivem em abrigos no Brasil, e 10% deles estão aptos para adoção, segundo o Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA). Para auxiliar as pessoas interessadas em adotar uma dessas crianças ou adolescentes, o Ministério Público de Santa Catarina, por meio do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude, disponibilizou no Portal da Instituição informações básicas sobre o assunto.
O serviço esclarece as dúvidas mais freqüentes sobre o tema e ainda incentiva a reflexão sobre o ato de adotar. "Queremos que as pessoas parem para pensar no assunto e que tomem alguns cuidados para evitar problemas relacionados a questões criminais e de relacionamento do filho com a mãe biológica", explica o Coordenador-Geral do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude, Promotor de Justiça Marcelo Gomes Silva.
Muitas pessoas acreditam que é mais fácil adotar uma criança recebendo-a da mãe biológica e registrando-a como se fora filha, nascida da união dos pais adotantes. Mas a chamada "adoção à brasileira" é irregular, fraudulenta. A pena para esse tipo de crime varia de dois a seis anos de prisão. "As pessoas precisam saber que o Fórum é o único lugar que elas podem procurar para adotar uma criança", explica Marcelo Gomes Silva.
Fonte: