MPSC define desafios e prioridades de atuação na Grande Florianópolis
Nesta segunda-feira (8/9), o auditório da Procuradoria-Geral de Justiça foi palco de um encontro regional do projeto Prioriza, iniciativa do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) que pretende regionalizar a atuação da Instituição e aproximá-la da sociedade catarinense. Participaram Promotoras e Promotores de Justiça da Grande Florianópolis, além de Procuradoras e Procuradores de Justiça.
O projeto busca identificar os principais desafios enfrentados pela população em cada área de atuação do MP - como saúde, direitos humanos, segurança, infância e juventude, moralidade administrativa e meio ambiente - e, a partir disso, definir prioridades estratégicas que gerem impacto direto na vida das pessoas.
À frente da iniciativa, a Procuradora-Geral de Justiça, Vanessa Wendhausen Cavallazzi, reforçou a importância do diálogo. ''A principal premissa do Prioriza é voltarmos a conversar sobre o que queremos para esta Instituição, sempre com o olhar voltado para a população que atendemos'', disse.
Durante o encontro, membros compartilharam histórias pessoais que revelam o compromisso com a justiça social. Já o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Andrey Cunha Amorim, explicou a dinâmica do projeto. "O Prioriza é uma estratégia que propõe uma nova forma de conduzir o Ministério Público, com foco em resultados concretos para cada região do estado", afirmou.
Grande Florianópolis analisou, debateu e aprovou
Mais de 90 membros, entre Promotores e Promotoras de Justiça da Grande Florianópolis e Procuradores e Procuradoras de Justiça participaram do encontro na Capital. A Promotora de Justiça Priscila Teixeira Colombo encarou a iniciativa positivamente, segundo ela, porque possibilitou a ela e aos colegas a reflexão e escolha do tema que julga mais importante para planejar ações com impacto real na comunidade.
''O Promotor de Justiça, quem está lá na ponta, pode escolher um tema que consiga de alguma forma alterar a sociedade naquele ponto específico, naquele assunto específico de cada Promotoria é muito positivo. Acredito que em breve a sociedade vai conseguir perceber transformações na sua realidade, que eu acho que é o nosso papel enquanto Promotor de Justiça''.
Para o Promotor de Justiça Júlio Fumo Fernandes, o encontro com colegas para discussão de diferentes temas em cada área de atuação é essencial no exercício de suas atividades. ''É algo simples, mas ao mesmo tempo essencial. A gente precisa conversar mais, e conversando mais, trazendo aquelas nossas preocupações do dia a dia, da rotina, e trazendo ideias também, pode se apresentar um trabalho melhor para a sociedade e dar mais resultado àquelas nossas ações diurnas. Então, foi perfeito'', afirmou.
A Promotora de Justiça Giselli Dutra elogiou a dinâmica, ao ser surpreendida por um formato diferente do que, segundo ela, está acostumada. ''Poder debater com colegas da mesma região que vivem realidades muito próximas, muito parecidas com aquelas que nós enfrentamos nas nossas promotorias e, a partir dessa construção eleger uma prioridade, se refletiu também na riqueza do debate'', avaliou.
Procuradores de Justiça também participaram do Prioriza. A Procuradora de Justiça Eliana Volcato Nunes Bom, reforçou a importância da participação do segundo grau do Ministério Público do projeto. ''Traz maturidade e experiência e isso sempre é uma postura agregadora porque traz um ponto de vista com os anos de convivência na Instituição e com as lutas já enfrentadas''.
Coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal, Promotor de Justiça Geovani Tramontin, comandou o debate em uma sala eleita pelo maior número de colegas. Segundo ele, sinal de que o Ministério Público tem como luta principal o combate ao crime. ''As defesas que os colegas fizeram nos diferentes temas propostos foram intensas e a qualidade da contribuição que os colegas trouxeram foi muito boa. Isso só demonstra o interesse do Ministério Público para sua maior é virtude, que realmente é o combate à criminalidade'', concluiu.
Últimas notícias
18/11/2025MPSC instaura procedimentos e apura brigas entre torcidas e possível crime de racismo em jogo entre Avaí e Remo
18/11/2025FRBL destinará R$ 821 mil para compra de novos equipamentos do Procon estadual
18/11/2025GAECO do MPSC apoia operação Invoice contra sonegação fiscal deflagrada pelo MP de Alagoas
18/11/2025GAECO catarinense cumpre mandado de prisão e de busca e apreensão em apoio ao GAECO do MPCE
18/11/2025MPSC apresenta recurso e garante aumento de pena para réus que mataram dois irmãos em Criciúma
18/11/2025GAECO destaca estratégias de proteção no 2º Seminário de Segurança Escolar
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil
12/11/2025STJ atende parcialmente MPSC e reconhece que, até 300 metros da preamar, toda restinga é área de preservação permanente