"MP vai às ruas" encerra o ano ouvindo a comunidade da Comarca de Itá

![]() ![]() |
No encontro, o Procurador-Geral de Justiça, Gercino Gerson Gomes Neto, o Promotor de Justiça da Comarca de Itá, Marcelo Sebastião Netto de Campos, e o Coordenador do projeto "MP vai às ruas" e do Centro de Apoio Operacional da Cidadania e Fundações (CCF), Promotor de Justiça Luiz Fernando Góes Ulysséa, responderam aos questionamentos da comunidade. Os Promotores de Justiça Eduardo Sens dos Santos, da Comarca de Seara, e Alessandro Rodrigo Argenta, da Comarca de Ipumirim, completaram a mesa do evento.
A audiência pública expôs o conflito existente entre os produtores rurais e a atividade turística do município de Itá. Empresários do setor turístico reclamaram que a proximidade das propriedades dos avicultores e suinocultores aos seus empreendimentos e à zona urbana prejudica a atividade turística na região. Para eles, sucessivas mudanças do Plano Diretor do Município permitiram a situação atual: a aproximação territorial das duas principais atividades econômicas do município, incompatíveis entre si.
O Promotor de Justiça Marcelo Netto de Campos explicou que tramita um procedimento preparatório na Promotoria de Justiça da Comarca de Itá para averiguar a situação e buscar soluções. Segundo Netto de Campos, já foi pedido e entregue pela Prefeitura um estudo sobre as sucessivas alterações do Plano Diretor para verificar se elas obedeceram as exigências do Estatuto das Cidades e se estão de acordo com a lei. "É uma questão complexa. Agora vamos analisar a documentação e também verificar a situação dos produtores rurais, quem são, onde estão e a situação individual de cada um", disse o Promotor de Justiça.
O Chefe do Ministério Público de Santa Catarina, Gercino Gerson Gomes Neto, que no início da audiência explicou as funções e áreas de atuação do Ministério Público, lembrou que a solução do problema deve passar pelo entendimento entre as partes, com racionalidade e diálogo, da forma mais pacífica possível. "O mundo é de todos, e todos devemos coexistir com respeito mútuo", lembrou Gercino.
Audiência pautará atuação da Promotoria de Justiça
Para o Promotor de Justiça da Comarca de Itá, Marcelo Netto de Campos, a audiência pública foi extremamente positiva, pois permitiu à sociedade apresentar seus problemas, dúvidas e sugestões ao Ministério Público. "Foi uma grande oportunidade, aproveitada pelos cidadãos para apresentarem questões específicas que pautarão nossa atuação", disse Netto de Campos.
Na avaliação do Procurador-Geral de Justiça, Gercino Gerson Gomes Neto, as duas audiências realizadas nesta semana, em Dionísio Cerqueira, na terça-feira, e em Itá, na quarta-feira, consolidaram o Projeto "MP vai às ruas". "Tivemos a compreensão e a participação da população dos municípios das Comarcas e o comprometimento dos Promotores de Justiça", afirmou Gercino.
O Coordenador do projeto "MP vai às ruas", Promotor de Justiça Luiz Fernando Góes Ulysséa, ressaltou que o projeto está cumprindo plenamente seu objetivo, que é dar um norte à atuação das Promotorias de Justiça e ciência à sociedade do papel do Ministério Público. "Temos visto nas audiências pessoas de todas as camadas sociais, vindo ao Ministério Público buscar apoio. As audiências devem se tornar uma prática institucional", finalizou Ulysséa.
Últimas notícias
03/10/2025MPSC fortalece combate ao crime organizado com foco em criptoativos e lavagem de dinheiro durante workshop
03/10/2025Entidades trazem ao MPSC preocupação com propostas legislativas que colocam em risco unidades de conservação de Florianópolis
03/10/2025Casal é condenado por tráfico de drogas em ação penal do MPSC
03/10/2025Réu é condenado a 63 anos de prisão por dois homicídios, tentativa de homicídio e corrupção de menores
03/10/2025Condenado em Joinville homem que atentou contra a vida de casal após desentendimento no trânsito
03/10/2025Pedinte que roubou mãe e filha em um parque em Videira e ainda praticou ato libidinoso é condenado em ação penal do MPSC
Mais lidas
03/10/2025Entidades trazem ao MPSC preocupação com propostas legislativas que colocam em risco unidades de conservação de Florianópolis
03/10/2025MPSC fortalece combate ao crime organizado com foco em criptoativos e lavagem de dinheiro durante workshop
03/10/2025Casal é condenado por tráfico de drogas em ação penal do MPSC
03/10/2025Condenado em Joinville homem que atentou contra a vida de casal após desentendimento no trânsito
02/10/2025MPSC assina Pacto pela Excelência pela Educação e reforça protagonismo na indução do ICMS Educação
03/10/2025Réu é condenado a 63 anos de prisão por dois homicídios, tentativa de homicídio e corrupção de menores