Ministério Público recomenda medidas de segurança para o Hospital Governador Celso Ramos
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) entregou ao Secretário de Estado da Saúde, na manhã desta sexta-feira (18/10), recomendação para uma série de adequações no sistema de proteção contra incêndios e para a regularização da edificação do Hospital Governador Celso Ramos.
O documento foi entregue em mãos pelo Promotor de Justiça Luciano Naschenweng, titular da 33ª Promotoria de Justiça da Capital, ao Secretário de Estado de Saúde, Helton de Souza Zeferino. O prazo para a resposta se acatará ou não a recomendação é de cinco dias úteis, a contar da próxima segunda-feira (21/10).
A recomendação foi expedida após o Promotor de Justiça vistoriar em conjunto com o Corpo de Bombeiros o Hospital e analisar as informações recebidas nesta quinta-feira (17/10) da Secretaria de Estado da Saúde, da Direção do Hospital e do Corpo de Bombeiros.
A recomendação requer providências para, em 20 dias úteis instalar iluminação de emergência, sinalização para abandono do local e sistemas preventivos de extintores de acordo com as normas do Corpo de Bombeiros.
O documento também requer, em 60 dias úteis, o cumprimento das Normas de Segurança Contra Incêndio e Pânico (NSCI) e a elaboração de Projeto preventivo Contra Incêndio (PPCI). Feitas as adequações, o MPSC recomenda que seja dado andamento a Plano de Regularização da Edificação, a ser cumprido no prazo máximo de 10 meses, a fim de permitir a expedição do habite-se do prédio do Hospital.
Naschenweng insaturou um inquérito civil para apurar as condições de segurança do hospital após o princípio de incêndio ocorrido na madrugada de 24 de setembro deste ano.
A partir da entrega da recomendação, o MPSC considera o Secretário de Estado da Saúde como pessoalmente ciente da situação exposta e passível de responsabilização caso nenhuma medida seja tomada.
Veja também:
Últimas notícias
18/11/2025MPSC instaura procedimentos e apura brigas entre torcidas e possível crime de racismo em jogo entre Avaí e Remo
19/11/20252º dia do Congresso de Direito Eleitoral aborda fragilidades e desafios de novo Código
18/11/2025FRBL destinará R$ 821 mil para compra de novos equipamentos do Procon estadual
18/11/2025GAECO do MPSC apoia operação Invoice contra sonegação fiscal deflagrada pelo MP de Alagoas
18/11/2025GAECO catarinense cumpre mandado de prisão e de busca e apreensão em apoio ao GAECO do MPCE
18/11/2025MPSC e FACISC firmam adesão ao Protocolo “Não é Não” em evento que reuniu setor público e empresarial
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil
12/11/2025STJ atende parcialmente MPSC e reconhece que, até 300 metros da preamar, toda restinga é área de preservação permanente