24.03.2010

Ministério Público brasileiro participa, em Florianópolis, de workshop para combater o crime organizado

Participantes da 22ª reunião do GNCOC conheceram melhor, em 24/3, as estruturas de órgãos que combatem o crime contra o sistema financeiro nacional, fraudes tributárias e desvio de recursos.
 
  • Conhecimento das estruturas e troca de experiências foi objetivo do encontro
    Mais de 100 integrantes do Ministério Público brasileiro participaram de um workshop em Florianópolis, nesta tarde (24.3.2010), para trocar experiências e melhor conhecer o funcionamento das estruturas de inteligência de órgãos que também combatem o crime organizado no Brasil, especialmente o praticado contra o sistema financeiro nacional, fraudes tributárias e o crime que envolve desvio de recursos ou mesmo evasão de divisas. O encontro fez parte da programação da reunião do Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC), estrutura que reúne representantes dos Ministérios Públicos Estaduais e Federal de todo o País.
    "É fundamental estreitar as relações entre os grupos dos Estados e essas instituições. Essa iniciativa fortalece o combate às organizações criminosas, especialmente aos agentes mais gabaritados no crime", afirmou o Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina, Gercino Gerson Gomes Neto, que é o Presidente do GNCOC. Gercino conduziu os trabalhos junto com o Secretário-Geral do GNCOC, Promotor de Justiça catarinense Andrey Cunha Amorim.
    Participaram do workshop o Coordenador-Geral de Pesquisa e Investigação da Receita Federal, José Minuzzi, o Chefe do Departamento de Ilícitos Cambiais e Financeiros do Banco Central, Ricardo Liao, o Coordenador-Geral de Controle de Mercado da Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça, Ravvi Augusto Madruga, e o Assessor da Secretaria Executiva do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), do Ministério da Fazenda, Gerson Dagor Schaan.
    O encontro dos membros do GNCOC prosseguirá até sexta-feira (26.3.2010), com o objetivo de traçar um plano de ação para o combate ao crime organizado em 2010. O Grupo Nacional é formado por Promotores e Procuradores de Justiça e Procuradores da República de todo o País. Essa é a primeira vez que Santa Catarina sedia um encontro do GNCOC.
    Fonte: 
    Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC