09.05.2008

Liminar obriga Banco do Brasil reduzir o tempo dos clientes na fila do caixa em Araranguá

O Banco do Brasil em Araranguá, no Sul do Estado, tem 30 dias para reduzir o tempo em que os clientes ficam na fila do caixa.
O Banco do Brasil em Araranguá, no Sul do Estado, tem 30 dias para reduzir o tempo em que os clientes ficam na fila do caixa. O atendimento terá que ser realizado no prazo de 20 minutos em dias normais e de 30 minutos em dias de pagamento. Antes e depois de feriados o atendimento terá que ser realizado em 30 minutos. A instituição bancária terá ainda de distribuir senhas aos usuários. A decisão liminar do Juiz de Direito Pedro Aujor Furtado Júnior, proferida no dia 8 de maio de 2008, atende a pedido de antecipação de tutela em ação civil pública ajuizada pelo Promotor de Justiça Leonardo Todeschini.
Antes de ajuizar a ação, o Promotor de Justiça tentou resolver a situação extrajudicialmente. Mas a instituição bancária não atendeu a recomendação e nem aceitou firmar o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) proposto pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). A saída foi demonstrar ao Judiciário que o banco não cumpre a legislação municipal, que disciplina o tempo obrigatório para o atendimento bancário na cidade, e que os consumidores chegam a esperar na fila até cinco horas para serem atendidos.
"... é ilógico que se aguarde duas, três ou até cinco horas para que possa realizar transações bancárias que, vale dizer, hoje pouca complexidade guardam com a informática, simplificadora dos procedimentos", escreveu o Juiz, na decisão liminar. Caso a decisão não seja cumprida, o Banco do Brasil estará sujeito à multa diária de R$ 10 mil.
Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC