17.12.2007

IPQ implanta programa antitabagismo para aumentar qualidade de vida de pacientes

Após instauração de Procedimento Administrativo pela 5ª Promotoria de Justiça de São José para amenizar o consumo excessivo de cigarros no Instituto de Psiquiatria de Santa Catarina (IPQ), a instituição implantou o Programa Ambiente Livre do Cigarro - Antitabagismo.

Após instauração de Procedimento Administrativo pela 5ª Promotoria de Justiça de São José para amenizar o consumo excessivo de cigarros no Instituto de Psiquiatria de Santa Catarina (IPQ), a instituição implantou o Programa Ambiente Livre do Cigarro - Antitabagismo. Segundo o Diretor-Geral do IPQ, Tito Lívio Soares, o programa foi instituído para aumentar a qualidade de vida no Instituto e para garantir um tratamento mais eficaz aos pacientes e moradores, uma vez que metade deles é fumante.

O Diretor-Geral do IPQ explicou ainda que "trabalhos científicos mostram que pacientes psiquiátricos têm uma tendência maior a desenvolver dependência química, como o tabagismo. Como não podemos proibi-los de fumar, estabelecemos rotinas, locais e horários para a utilização do cigarro, obedecendo à legislação". Desde que o Programa foi implantado, os profissionais do IPQ estão dando palestras e divulgando os danos que o tabagismo provoca nos murais do Instituto.
A direção do Instituto criou ainda um 'fumódromo', obrigando os fumantes a se deslocarem até lá para acender o cigarro. Os resultados positivos já estão sendo percebidos. Muitas pessoas deixaram de fumar e outras estão recebendo apoio terapêutico de profissionais da prefeitura de São José.  "Em breve estará sendo realizada uma reavaliação para verificar se os pacientes e os funcionários apresentaram melhoras no quadro de saúde ao abandonar o vício", informou o Diretor-Geral do IPQ.
Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC