12.09.2016

Instalada nova Promotoria de Justiça em Porto União

A Promotoria, que abrange, também, os municípios de Irineópolis e Matos Costa, atuará na área criminal, mediante distribuição com a 1ª Promotoria de Justiça nos procedimentos e ações relativas ao Tribunal do Júri, da Ordem Tributária, da Moralidade Administrativa e do Meio Ambiente.

Post

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) instalou, nesta segunda-feira (12/09), a 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de Porto União. A instalação foi feita pelo Procurador-Geral de Justiça, Sandro José Neis, em solenidade que marcou, também, a inauguração da nova sede das Promotorias de Justiça da Comarca, no centro de Porto União.

A Promotoria, que abrange, também, os municípios de Irineópolis e Matos Costa, atuará na área criminal, mediante distribuição com a 1ª Promotoria de Justiça nos procedimentos e ações relativas ao Tribunal do Júri, da Ordem Tributária, da Moralidade Administrativa e do Meio Ambiente. O Promotor de Justiça Pablo Inglêz Sinhori responderá como o Titular do órgão do MPSC recém-instalado.

A nova sede das promotorias conta com uma área de 195 m2, abriga duas promotorias, duas salas de apoio técnico, uma sala de reuniões para 12 pessoas, uma recepção, dois banheiros, uma copa e um depósito.


Na abertura da solenidade o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos, Cid Luiz Ribeiro Schmidt realizou a leitura do ato de criação da Promotoria de Justiça de Porto União. Em seguida o Promotor de Justiça e Coordenador da Comarca, Rodrigo Kurth Quadro celebrou a instalação e ampliação das estruturas do MPSC na Comarca. "Com a nova sede poderemos atender as pessoas que `batem' à Promotoria de Justiça. Muitas destas pessoas vêem até nós como último recurso, precisando de amparo".

O Coordenador Administrativo apresentou alguns números da atuação das Promotorias de Porto União nos últimos 12 meses e dentre eles destacou os 8.199 processos encaminhados e 561 denúncias realizadas. Também citou os 1.076 atendimentos feitos pelas duas Promotorias de Justiça no mesmo período. ¿Hoje celebramos essa importante instalação, fruto de muito diálogo, onde demonstramos a necessidade da região. Agradeço ao Dr. Lio Marcos Marin por nos orientar e especialmente ao Dr. Sandro José Neis pela sensibilidade, pois antes mesmo de ser empossado como Procurador-Geral já demonstrou sua preocupação em reforçar a nossa Comarca. Lembro das palavras do Dr. Fábio de Souza Trajano numa das reuniões com os Promotores de Justiça. "Somos pagos para fazer o bem. Saibamos então a servir bem", concluiu.

Em seguida o Procurador-Geral de Justiça, Sandro José Neis destacou a importância do momento para a região. ¿A história desta região do possui significados que também simbolizam a história do Ministério Público catarinense. Se nos atentarmos ao nome da cidade, Porto União, veremos que estamos simbolicamente representados. Porto, que se traduz em ambiente seguro, como o Ministério Público deve ser para a sociedade. União, que representa a solidariedade, a harmonia, o respeito à diversidade e, porque não, ao pensamento divergente¿.

"Estamos hoje com uma nova casa, aberta para bem atender a sociedade. Mas é preciso avançar com responsabilidade. Em um ano e meio, 16 novas Promotorias foram instaladas em cidades de pequeno e médio porte, aonde mais se precisa do Ministério Público", destacou o Procurador-Geral.

Estiveram presentes as seguintes autoridades: Fábio de Souza Trajano, Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais; Cid Luiz Ribeiro Schmidt, Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos; Rodrigo Kurth Quadro, Promotor se Justiça Coordenador Administrativo da Comarca de Porto União; Pablo Inglêz Sinhori, Promotor de Justiça da 3ª Promotoria de Justiça de Porto União; Osvaldo Alves do Amaral, Juiz Diretor do Fórum da Comarca de Porto União; José Aranha Pacheco, Juiz de Direito da Comarca de Porto União; Fernando Zimmermann Gerber, Juiz de Direito da Comarca de Porto União; Luiz Mauro, Juiz de Direito da Comarca de União da Vitória; Nilson Luis de Oliveira Cezar, Delegado Regional de Polícia Civil em Porto União; Marcos Luciano Colla, Comandante do Corpo de Bombeiros de Porto União; Douglas Carlos de Possebon e Freitas, Delegado Chefe da 4° Subdivisão Policial em União da Vitória; Sandra Maria Vasconcelos, Delegada da Mulher de União da Vitória; Vinicius Buratto Iunes, Delegado de Polícia em Porto União.

Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social