15.07.2009

Inquérito civil apura causas de quedas e "picos" de energia na região de Curitibanos

O Ministério Público de Santa Catarina está apurando as causas da vulnerabilidade do sistema de energia elétrica na região de Curitibanos, em razão das constantes quedas e "picos" de energia registrados na cidade. Os Promotores de Justiça Wilson Paulo Mendonça Neto e Marcio Gai Veiga instauraram, no dia 14 de julho de 2009, inquérito civil (IC n° 09/09) para apuração das responsabilidades e promoção das medidas adequadas à prevenção de novas ocorrências.
O Ministério Público de Santa Catarina está apurando as causas da vulnerabilidade do sistema de energia elétrica na região de Curitibanos, em razão das constantes quedas e "picos" de energia registrados na cidade. Os Promotores de Justiça Wilson Paulo Mendonça Neto e Marcio Gai Veiga instauraram, no dia 14 de julho de 2009, inquérito civil (IC n° 09/09) para apuração das responsabilidades e promoção das medidas adequadas à prevenção de novas ocorrências que, segundo relatam, ocorrem com muita frequência.
Segundo os Promotores de Justiça, são conhecidas diversas situações de transtornos e incomodações causados aos habitantes da cidade pelas quedas de energia elétrica, especialmente em dias com tempo chuvoso ou com ventos. A portaria de instauração do inquérito civil ilustra o problema por meio do relato de quatro episódios de falta de energia, com duração de várias horas, desde outubro de 2008, conforme notícias extraídas dos veículos de comunicação locais. O Ministério Público já encaminhou expediente à Centrais Elétricas de Santa Catarina solicitando, no prazo de 30 dias, informações sobre as causas do problema, a capacidade de fornecimento de energia à região e possíveis reformas ou ampliações do sistema.
Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC