10.08.2010

Ingresso na carreira inicia com orientações sobre a atuação do Promotor junto ao cidadão

A vivência do Promotor de Justiça junto ao cidadão foi tema abordado pelo Procurador-Geral de Justiça, Gercino Gerson Gomes Neto, na abertura do Curso de Ingresso que está sendo ministrado aos novos Promotores de Justiça Substitutos.

A atuação do Promotor de Justiça e, essencialmente, sua vivência junto ao cidadão, foram temas abordados pelo Procurador-Geral de Justiça, Gercino Gerson Gomes Neto, na abertura do Curso de Preparação ao Ingresso na Carreira do Ministério Público que está sendo ministrado aos 21 novos Promotores de Justiça Substitutos. O curso tem 360 horas e foi iniciado na tarde do dia 10 de agosto, na Procuradoria-Geral de Justiça, e prossegue até o dia 26 de agosto.
O idealismo que levou ao ingresso na carreira de Promotor de Justiça foi destacado pelo Procurador-Geral e pelo Diretor do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), Gustavo Viviani de Souza, também como norte para a atuação ministerial. "Somos, talvez, a única Instituição que sobrevive ao comando do idealismo", afirmou Viviani. "Meu testemunho de 25 anos de carreira no Ministério Público é de que nossa essência é o idealismo e, como nós temos a obrigação de transformar a sociedade, precisamos levar o ideal que nos trouxe até aqui pela vida afora", complementou Gercino.
Esse mesmo ideal, apontou o Procurador-Geral, é o principal motivo que impede a acomodação, uma situação que pode ocorrer em algumas carreiras, inclusive no Ministério Público brasileiro. "Não podemos nos acomodar ou nos distanciar do povo, pois nosso trabalho nunca acaba. Ser Promotor de Justiça é um ideal, mas é uma missão", explicou Gercino, que falou ainda sobre a evolução do Ministério Público e da carreira de Promotor de Justiça, impulsionadas pela mudança no ordenamento jurídico. "A carreira de Promotor adquiriu importância e até mesmo status na sociedade, de quem somos o braço jurídico. Mas, se por um lado somos fortes, temos que ser humildes. As pessoas que vão na Promotoria confiam no Ministério Público", complementou.
O primeiro dia do curso teve sequência com palestra do Promotor de Justiça Alex Sandro Teixeira da Cruz, Assessor do Procurador-Geral de Justiça. A programação do curso conta ainda com palestras sobre o funcionamento e a estrutura organizacional do MPSC, planejamento estratégico, Centros de Apoio Operacional, atuação ministerial frente às eleições 2010, no Tribunal do Júri, com a apresentação de um projeto de aproximação com a comunidade pelo Centro de Apoio Operacional da Cidadania e Fundações, e com palestra do padre Vilson Groh sobre "Movimentos sociais e a participação do Ministério Público".
Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC