03.02.2010

Há 15 anos, Lei Orgânica Nacional do MP definiu com clareza atuação do Promotor de Justiça

Aniversário da lei foi comemorado em 12 de fevereiro de 2008. Leia entrevista com os Promotores de Justiça Pedro Roberto Decomain e Alex Sandro Teixeira da Cruz sobre as mudanças provocadas pela norma.
A Lei Orgânica Nacional do Ministério Público entrou em vigor há 15 anos. No dia 12 de fevereiro de 1993, o então Presidente da República Itamar Franco sancionou a Lei Ordinária 8.625, em Minas Gerais. A norma definiu com maior clareza a atuação do Promotor de Justiça e assegurou ao Ministério Público brasileiro os instrumentos necessários à sua atuação em defesa dos direitos do cidadão. "A Lei confere a todos os Ministérios Públicos dos Estados um perfil uniforme e confirma o caráter nacional do Ministério Público", avalia o autor do livro "Comentários À Lei Orgânica Nacional do Ministério Público", Promotor de Justiça de Santa Catarina Pedro Roberto Decomain.
Para o Presidente da Comissão de Acompanhamento Legislativo do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG) e ex-assessor da presidência da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), Promotor de Justiça de Santa Catarina Alex Sandro Teixeira da Cruz, a instituição de uma nova Lei Orgânica do MP no País se deu em face do novo perfil do Ministério Público brasileiro, desenhado pela Constituição de 1988. A primeira Lei Orgânica do MP foi promulgada em 1981, com a edição da Lei Complementar nº 40.
"Embora a lei complementar nº 40, em 1981, tenha constituído um marco em nossa história institucional, tornou-se imprescindível, a partir de 1988, nidar o Ministério Público segundo o molde concebido pelo novo texto constitucional. Éramos, a partir dali, uma instituição independente, com desideratos de extrema relevância definidos na Carta e que, portanto, demandava a outorga dos mecanismos imperativos para o desempenho de seu papel", explica Teixeira da Cruz.
Os 15 anos de vigência da Lei Orgânica Nacional do Ministério Público foram comemorados em Belo Horizonte (MG), nos dias 14 e 15 de fevereiro de 2008. A cerimônia oficial ocorreu no dia 14, às 19 horas, no Salão Verde do Automóvel Clube. As reuniões e apresentação de painéis foram realizadas nas sedes da Procuradoria-Geral de Justiça de Minas Gerais e da Associação Mineira do Ministério Público. A Subprocuradora-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Gladys Afonso, representou o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) nas festividades.
Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC