19.12.2007

Governo do Estado adere à campanha de combate à corrupção

O Governador do Estado, Luiz Henrique da Silveira, assinou, no dia 11 de setembro, termo de cooperação que marca a adesão do Executivo Estadual à campanha "O que você tem a ver com a corrupção?", coordenada pelo Promotor de Justiça Affonso Ghizzo Neto e desenvolvida com apoio do Ministério Público de Santa Catarina.

O Governador do Estado, Luiz Henrique da Silveira, assinou, no dia 11 de setembro, termo de cooperação que marca a adesão do Executivo Estadual à campanha "O que você tem a ver com a corrupção?", coordenada pelo Promotor de Justiça Affonso Ghizzo Neto e desenvolvida em parceria pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Associação Catarinense do Ministério Público (ACMP) e Tribunal de Contas do Estado (TCE/SC). A solenidade ocorreu na Procuradoria-Geral de Justiça, no edifício-sede do MPSC, em Florianópolis.

"A moralidade administrativa tem que ser praticada todos os dias, todas as horas", enfatizou Luiz Henrique, durante o evento. Além de divulgar o logotipo do projeto, acompanhado de mensagens educativas, em documentos oficiais do Executivo, o Governo do Estado realizará palestras também educativas direcionadas aos mais de 120 mil servidores da administração estadual e gravará 35 mil DVD's a fim de divulgar o audiovisual da campanha. "O Governo do Estado será um difusor permanente dessa iniciativa", completou o Governador.

Para o Procurador-Geral de Justiça, a adesão do Governo do Estado à proposta a fortalecerá ainda mais. "Essa campanha é um sucesso porque tem a humildade de agregar valores, idéias. Ela não tem dono", destacou Gercino. Já o Presidente da Associação Catarinense do Ministério Público (ACMP), Rui Carlos Kolb Schiefler, afirmou que, "com o apoio do Governo do Estado, a campanha 'O que você tem a ver com a corrupção?' ganha o tamanho que merece".

O Presidente do Instituto Rui Barbosa, Conselheiro Salomão Ribas Júnior, enalteceu a simplicidade do projeto. "A campanha vem dando certo e é aceita pelos órgãos públicos, pela juventude, e pessoas de todas as idades porque tem características singulares: é simples, como deveriam ser todas as campanhas pedagógicas, e é atual", afirmou Salomão, que também falou em nome do Presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

O Termo Aditivo de Cooperação à campanha foi assinado na solenidade pelo Procurador-Geral de Justiça, Gercino Gerson Gomes Neto; Governador do Estado, Luiz Henrique da Silveira; Presidente do TCE/SC, Conselheiro José Carlos Pacheco; Presidente da ACMP, Promotor de Justiça Rui Carlos Kolb Schiefler; e Presidente do Instituto Rui Barbosa, Conselheiro Salomão Ribas Júnior.

Além dos signatários do Termo Aditivo, participaram da mesa da solenidade o Subprocurador-Geral de Justiça, Paulo Antônio Günther, o Corregedor-Geral do MPSC, José Eduardo Orofino da Luz Fontes, o Procurador-Geral do Estado, Adriano Zanotto, e o Secretário de Estado de Comunicação, Derly Massaud de Anunciação. A Secretária-Geral do MPSC, Promotora de Justiça Cristiane Rosália Maesti Böell, os Coordenadores dos Centros de Apoio Operacional e Procuradores de Justiça também prestigiaram o evento.

Palavra dos parceiros da campanha:

"A questão da moralidade administrativa tem que ser praticada todos os dias, todas as horas. O exemplo vem de cima. Quando, na família o pai e a mãe não dão o exemplo, quando no Governo, os governantes não dão exemplo, quando a professora não dá exemplo, disseminam-se as práticas irregulares. O combate à corrupção tem que ser resultado de ações do dia-a-dia, um processo de educação. Assim não estaremos condenados à segunda alternativa da frase de Estanislau Ponte Preta: 'ou restauremos a moralidade ou nos locupletemos todos'. O Governo do Estado será um difusor permanente dessa campanha".
Luiz Henrique da Silveira, Governador do Estado de Santa Catarina

"Essa campanha começou vitoriosa à medida que as autoridades se despem de suas vestes e vão ao público, à criança, ao adolescente. Essa campanha é um sucesso porque tem a humildade de agregar valores, idéias. Ela não tem dono. A adesão do Governo do Estado, que espalhará a campanha pelo conjunto de seus servidores, vai possibilitar ainda mais o seu fortalecimento".
Gercino Gerson Gomes Neto, Procurador-Geral de Justiça

"A questão da corrupção não é só do órgão público. Está intrínseca na vida do brasileiro, nos pequenos gestos e detalhes. Com o apoio do Governo do Estado, a campanha 'O que você tem a ver com a corrupção' ganha o tamanho que merece".
Rui Carlos Kolb Schiefler, Presidente da Associação Catarinense do Ministério Público (ACMP)

"A campanha vem dando certo e é aceita pelos órgãos públicos, pela juventude e pelas pessoas de todas as idades porque tem características singulares: é simples, como deveriam ser todas as campanhas pedagógicas, e é atual. O controle social jamais conseguirá operar se os órgãos de controle não forem capazes de transmitir informações compreensíveis".
Salomão Ribas Júnior, Presidente do Instituto Rui Barbosa, em nome do Presidente do TCE/SC
Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC