13.02.2023

GEJURI atuou em 17 sessões do Tribunal do Júri em 2022, ajudando a condenar 55 réus

Objetivo do Grupo de Atuação Especial do Tribunal do Júri (GEJURI) é promover a atuação articulada e coesa do MPSC nos processos de apuração dos crimes dolosos contra a vida.
Post

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) possui um grupo que dá suporte aos Promotores de Justiça em julgamentos considerados mais complexos. É o Grupo de Atuação Especial do Tribunal do Júri (GEJURI), formado atualmente por um Procurador de Justiça e sete Promotores de Justiça de diferentes comarcas.

No ano passado, o órgão atuou em 17 sessões do Tribunal do Júri realizadas em várias regiões do Estado, auxiliando os Promotores de Justiça Naturais na condução das acusações contra os réus. Esse trabalho resultou em 55 condenações, cujas penas, se fossem somadas, superariam os 1.200 anos.

O GEJURI visa promover uma atuação articulada e coesa do MPSC nos processos de apuração dos crimes dolosos contra a vida. O órgão entra em ação em casos graves, que envolvem um elevado grau de periculosidade e/ou complexidade, como julgamentos de membros de organizações criminosas. O grupo também auxilia Promotores de Justiça em início de carreira.

O órgão realiza encontros anuais para debater a atuação do MPSC no Tribunal do Júri. O último evento aconteceu em Lages, em junho de 2022, reunindo Promotores de Justiça de todo o estado, em uma programação pautada na troca de experiências com colegas de renome Nacional e agentes de outros órgãos de combate ao crime.

O Coordenador Operacional do GEJURI, Promotor de Justiça Fabrício Nunes, diz que em 2023 o grupo seguirá atuando estrategicamente para auxiliar os colegas e atender os anseios da sociedade catarinense. Continuaremos atendendo aos chamados e reforçando a acusação na proteção do nosso bem mais precioso, que é a vida humana, diz ele.


Foto: Além de atuar no apoio a julgamentos, o GEJURI também faz encontros anuais para debater a atuação do MPSC no Tribunal do Júri, como o de 2022, que ocorreu em Lages.




Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social - Correspondente Regional em Lages