23.08.2016

Especialistas discutem técnicas de investigação contra a lavagem de dinheiro

Em três dias, o assunto será destaque em curso que acontece na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em Florianópolis.

A recuperação de valores que são objeto de lavagem de dinheiro é um dos focos de atuação do Ministério Público de Santa Catarina. De quarta a sexta-feira, palestras serão ministradas na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em Florianópolis, para levar mais informações para os Promotores de Justiça e agentes públicos que atuam na área criminal. "Com o incremento maior nas investigações, haverá um aumento no número de denúncias e a recuperação de bens e valores que foram objeto de lavagem de dinheiro", explica o Coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal (CCR) do MPSC, o Promotor de Justiça Jádel da Silva Junior.

A programação do Curso de Capacitação e Treinamento no Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro, oferecido em parceria com o Ministério da Justiça, faz parte da disciplina da Pós-Graduação: Tópicos destacados da atuação na área criminal, da Escola de Governo do MPSC. O curso é voltado para os Promotores de Justiça que ingressaram recentemente na carreira do Ministério Público catarinense, mas também integrantes do Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas do Estado, Polícia Federal e Receita Federal. Já são mais de 100 inscritos.

Entre os tópicos em destaque está a palestra do Promotor de Justiça do Ministério Público de São Paulo Arthur Pinto de Lemos Júnior que vai tratar dos atos iniciais de investigação nos crimes de lavagem de dinheiro. No aprofundamento do assunto, ainda há temas como a atuação do Banco Central na prevenção à lavagem de dinheiro e no combate ao financiamento do terrorismo. O delegado de Polícia Federal de São Paulo, Milton Fornazari Junior, vai mostrar as técnicas especiais de investigação que inclui a infiltração policial e a colaboração premiada.

O assunto lavagem de dinheiro vem sendo bastante difundido no Ministério Público de Santa Catarina, em especial, desde a criação do Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro em outubro do ano passado. De lá pra cá, a Instituição tem intensificado suas ações tendo como base a difusão das técnicas de apuração e processamento deste tipo de crime.

O curso é organizado pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF ) em parceria com o Centro de Apoio Operacional Criminal (CCR) e o Ministério da Justiça.

Quando: 24 a 26 de agosto de 2016
Onde: Auditório da Procuradoria-Geral de Justiça
Abertura do evento: 10 horas, quarta-feira.



Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC.