Em parceria com MPSC, CPE lança "Guia Infalível para Fracassar em Projetos de TI e Inovação no Ministério Público"
Refletir sobre os insucessos na condução de projetos de inovação e Tecnologia da Informação no Ministério Público para construir habilidades no planejamento, desenvolvimento e implantação de iniciativas no MP. Esse é o principal objetivo do Guia Infalível para Fracassar em Projetos de TI e Inovação no Ministério Público, lançado nesta terça-feira (24/10) pela Comissão de Planejamento Estratégico (CPE) do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) em parceria com o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). O documento foi apresentado no Expojud 2023, maior congresso de tecnologia, inovação e Direito do Brasil, realizado em Brasília.
A publicação apresenta cases reais de fracassos no ecossistema da inovação e tecnologia, propondo uma análise dos aprendizados construídos para que os erros não se reproduzam novamente em outros projetos.
Em junho, o CPE, em parceria com o MPSC e com o Ministério Público do Estado da Paraíba (MPPB), promoveu a dinâmica Fábrica de Fracassos durante o Congresso de Inovação e Tecnologia do Ministério Público. Com a dinâmica, MPs de todo o Brasil tiveram a oportunidade de compartilhar projetos não exitosos e refletir sobre os erros e lições aprendidas.
A construção do guia teve como inspiração os casos apresentados e o workshop realizado a partir da atividade, que identificou as possíveis razões para os insucessos na condução de projetos.
A verdadeira inovação e transformação surgem da capacidade de aprender com os erros - sejam eles nossos ou não - e aplicar esse aprendizado de forma proativa. E somente através do aprendizado contínuo é que que poderemos aprimorar a qualidade e a eficácia de nossas iniciativas, reforçando nosso compromisso com a excelência institucional, disse o presidente da CPE, conselheiro Moacyr Rey Filho.
O guia
De forma irônica, o guia direciona o foco aos fracassos, destacando as principais razões pelas quais os projetos não alcançam êxito. Além disso, a publicação também aborda o que os membros e servidores envolvidos em projetos de inovação e TI devem fazer ao planejar e executar a implementação de iniciativas.
Assim, o material trata sobre os principais vilões de um projeto identificados na dinâmica Fábrica de Fracassos, como a falta de visão estratégica e falta de alinhamento da área técnica com a área de negócios. Além da identificação dos vilões, o documento também fala sobre como eles atuam, o que os fortalece e o que os enfraquece.
O guia argumenta que ao identificar esses agentes de fracasso, é possível construir estratégias para diminuir seus efeitos nocivos. Ao final, são apresentadas as principais lições aprendidas para que os erros não se repitam em projetos futuros.
Para acessar o guia completo, disponível na página do CNMP, clique neste link.
Últimas notícias
18/11/2025MPSC instaura procedimentos e apura brigas entre torcidas e possível crime de racismo em jogo entre Avaí e Remo
18/11/2025FRBL destinará R$ 821 mil para compra de novos equipamentos do Procon estadual
18/11/2025GAECO do MPSC apoia operação Invoice contra sonegação fiscal deflagrada pelo MP de Alagoas
18/11/2025GAECO catarinense cumpre mandado de prisão e de busca e apreensão em apoio ao GAECO do MPCE
18/11/2025MPSC e FACISC firmam adesão ao Protocolo “Não é Não” em evento que reuniu setor público e empresarial
18/11/2025MPSC apresenta recurso e garante aumento de pena para réus que mataram dois irmãos em Criciúma
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil
12/11/2025STJ atende parcialmente MPSC e reconhece que, até 300 metros da preamar, toda restinga é área de preservação permanente