Em Lages, Corpo de Bombeiros recebe drone adquirido pelo Fundo de Penas Alternativas do Ministério Público
A entrega foi feita pelo Promotor de Justiça Fabrício Nunes em um evento comemorativo na corporação. O Corpo de Bombeiros Militar precisa estar bem-equipado para prestar um bom serviço à comunidade, e o Ministério Público está disponibilizando mais essa ferramenta para contribuir nesse processo, diz ele.
O drone possui tecnologia para ajudar em operações consideradas complexas, como incêndios em edificações e florestas, buscas por pessoas desaparecidas e ocorrências com produtos perigosos.
No evento, o Ministério Público recebeu o título honorífico Amigo do Corpo de Bombeiros Militar. A comenda é destinada a personalidades e instituições que contribuíram para o engrandecimento moral e material da corporação.
Projeto reconhecido nacionalmente
O Fundo de Penas Alternativas é um projeto do Centro de Apoio Operacional Criminal do MPSC, premiado no Encontro do Grupo Nacional de Coordenadores de Centro de Apoio Criminal (GNCCRIM) do ano passado, em Florianópolis.
A iniciativa permite que Promotores de Justiça destinem recursos provenientes de transações penais, suspensões condicionais do processo e acordos de não persecução penal diretamente para as forças de segurança das suas comarcas, mediante a apresentação de projetos.
Os valores podem subsidiar ações voltadas ao aparelhamento e à modernização ou custear despesas necessárias para o bom funcionamento dos órgãos.
Saiba mais
Acordo de não persecução penal (ANPP): acordo celebrado entre Ministério Público e investigado, sem a necessidade de abertura de processo criminal. Aplica-se para crimes com pena mínima inferior a quatro anos, sem violência ou ameaça grave. O investigado confessa a infração, cumpre as proposições feitas pelo Promotor de Justiça e o caso é arquivado.
Transação penal: acordo celebrado entre Ministério Público e acusado que responde a processo perante o juizado criminal, mas é réu primário e tem bons antecedentes. O acusado cumpre as proposições feitas pelo Promotor de Justiça e o processo é arquivado, sem condenação nem registros criminais.
Suspensão condicional: instrumento oferecido pelo Ministério Público para que o acusado cumpra os requisitos legais e as condições estabelecidas pelo Poder Judiciário durante um tempo determinado, para que a punibilidade seja extinta e o processo seja arquivado.
Últimas notícias
18/11/2025MPSC instaura procedimentos e apura brigas entre torcidas e possível crime de racismo em jogo entre Avaí e Remo
18/11/2025FRBL destinará R$ 821 mil para compra de novos equipamentos do Procon estadual
18/11/2025GAECO do MPSC apoia operação Invoice contra sonegação fiscal deflagrada pelo MP de Alagoas
18/11/2025GAECO catarinense cumpre mandado de prisão e de busca e apreensão em apoio ao GAECO do MPCE
18/11/2025MPSC apresenta recurso e garante aumento de pena para réus que mataram dois irmãos em Criciúma
18/11/2025GAECO destaca estratégias de proteção no 2º Seminário de Segurança Escolar
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil
12/11/2025STJ atende parcialmente MPSC e reconhece que, até 300 metros da preamar, toda restinga é área de preservação permanente