01.12.2022

Em Brusque, dois homens são condenados por tentativa de homicídio qualificado

Eles tentaram matar a vítima com sucessivos golpes de punhal. Um dos condenados agiu por ciúmes e o outro, porque devia dinheiro a ela e assim se livraria da dívida.

O Conselho de Sentença atendeu à denúncia do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e condenou os réus Vinicius Barbosa Santos e Eduardo Henrique de Oliveira Rodrigues por tentativa de homicídio duplamente qualificado.

O crime, que ocorreu em maio deste ano na casa do ofendido, Higor Gabriel Vieira Rodrigues, no bairro Bateas, em Brusque, foi qualificado por motivo fútil e recurso que dificultou a defesa da vítima.

Vinicius foi condenado a dez anos e oito meses de reclusão em regime inicial fechado. Ele tentou matar Higor por ciúmes devido à relação da vítima com a ex-companheira do condenado.

Eduardo, que aceitou o convite de Vinicius para praticar o crime, foi condenado a 12 anos de reclusão. De acordo com a denúncia, ele devia R$ 9 mil à vítima pelo conserto de um carro. O réu teve a pena majorada por ser reincidente, inclusive com uma condenação pelo crime de tráfico de drogas.

A Promotora de Justiça Susana Perin Carnaúba representou o MPSC no Tribunal do Júri.

Como o crime aconteceu

De acordo com a denúncia do MPSC, a vítima ficou recolhida na Unidade Prisional de Brusque por dois meses.

Quando saiu, passou a se relacionar por mensagens com a ex-companheira de Vinicius. Com ciúmes, o réu enviou mensagens para a vítima cobrando explicações.

No dia 20 de maio deste ano, Vinicius se armou de um punhal, pediu apoio ao amigo Eduardo e os dois se deslocaram de moto até a casa de Higor. A vítima se recusou a receber a dupla.

Após forçarem a porta, Eduardo segurou Higor, enquanto Vinicius o atacava, desferindo-lhe pelo menos oito golpes de punhal. A vítima caiu no chão e ainda recebeu vários chutes de Eduardo.

Higor ficou em estado grave e correu risco de morte.

.


Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social - Correspondente Regional em Blumenau