Em Balneário Camboriú, MPSC vai à escola para falar sobre a Constituição
A Constituição brasileira é algo que eu estou aprendendo - sobre direitos e deveres de todos os cidadãos, sobre as regras a cumprir, que são importantes para não violar nenhuma lei, comenta a estudante do primeiro ano do Ensino Médio Maria Clara Rodrigues Teixeira, de 16 anos, após a palestra do projeto Constitua-se, da 4ªPromotoria de Justiça da Comarca de Balneário Camboriú.
No projeto, a equipe da Promotoria de Justiça vai à escola para um bate-papocom os alunos sobre a Constituição - que completa 35 anos em 2023 -, cidadania, uma pitada de filosofia e as funções doMPSC. Na conversa com os alunos, o Promotor de Justiça também fala sobre uma questão recorrente: o cyberbullying, sem prejuízo de outros assuntos de interesses dos estudantes e professores.
Na Escola Básica Estadual Professora Francisca Alves Gevaerd, os alunos estudam em período integral e fizeram uma pausa para aprender sobre a Constituição. Durante duas horas, o Promotor de Justiça Alan Boettger, com atuação na área da infância e Juventude, falou sobre a Carta Magna para 120 alunos doprimeiro ano do Ensino Médio.
Na aula especial, eles tiveram noção dos direitos e deveres estabelecidos na Constituição, promulgada em 1988, como a preservação dos direitos humanos e o princípio da solidariedade entre os povos, saúde, educação, direitos sociais e políticos e meio ambiente, que influenciam na vida do cidadão.
No bate-papo, o Promotor de Justiça Alan Boettger aproveitou o público-alvo para falar de outro um assunto recorrente e que viola o direito dos cidadãos, incluindo crianças e adolescentes: o cyberbullying. A 4ªPromotoria de Justiça da comarca recebe com frequência reclamações de pais das mais variadas escolas dizendo que os filhos são perseguidos pela internet, destaca.
Para o Promotor de Justiça, é importante que os alunos conheçam a Constituição da República, seus direitos e deveres. Nas palestras, são tratados temas fundamentais que estão previstos na Constituição, como o direito de preservação da liberdade, da vida, do patrimônio e os princípios previstos na Lei Maior.
Também tivemos a oportunidade de apresentar a Promotoria a essa parcela mais jovem da sociedade. É importante que o Promotor esteja próximo à comunidade e principalmente ao público-alvo de sua atuação, no caso o público infantojuvenil, que merece toda atenção e proteção por parte do Ministério Público, avalia Boettger.
A Escola Básica Estadual Professora Francisca Alves Gevaerd foi a primeira a receber o projeto no município. Segundo a diretora da escola, Giovana Gomes Heider, a palestra traz informações sobre regras praticadas no dia a dia que na fala do Promotor de Justiça ficaram mais claras para os alunos.
A estudante Ludmila Cordeiro Costa, de 15 anos, concorda com a diretora: A palestra foi boa para conscientizar muitos alunos, porque tem erros e quebra de regras e direitos que nós achamos às vezes ser algo que não vai fazer diferença, mas que agora o Promotor mostrou que servem para que possamos não interferir no direito do outro e viver em harmonia, completa.
A previsão da equipe é fazer, pelo menos, duas palestras por mês sobre a Constituição e direitos relacionados a ela. A próxima será no dia 25 de maio no CAIC Ayrton Senna da Silva, no bairro Municípios.
Legenda: Promotor de Justiça Alan Boettger e alunos da Escola Estadual Básica Professora Francisca Alves Gevaerd de Balneário Camboriú
Rádio MPSC
Ouça o Promotor de Justiça Alan Boettger.
Em Balneário Camboriú, MPSC vai à escola para falar sobre a Constituição
Últimas notícias
18/11/2025MPSC instaura procedimentos e apura brigas entre torcidas e possível crime de racismo em jogo entre Avaí e Remo
18/11/2025FRBL destinará R$ 821 mil para compra de novos equipamentos do Procon estadual
18/11/2025GAECO do MPSC apoia operação Invoice contra sonegação fiscal deflagrada pelo MP de Alagoas
18/11/2025GAECO catarinense cumpre mandado de prisão e de busca e apreensão em apoio ao GAECO do MPCE
18/11/2025MPSC apresenta recurso e garante aumento de pena para réus que mataram dois irmãos em Criciúma
18/11/2025GAECO destaca estratégias de proteção no 2º Seminário de Segurança Escolar
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil
12/11/2025STJ atende parcialmente MPSC e reconhece que, até 300 metros da preamar, toda restinga é área de preservação permanente