09.12.2010

Dia Internacional Contra a Corrupção ressalta importância da educação

O evento realizado na UFSC, com a participação do Ministério Público de Santa Catarina e instituições parceiras, colocou em debate os meios possíveis para combater a corrupção.

O evento realizado na Universidade federal de Santa Catarina (UFSC), com a participação do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e instituições parceiras, colocou em debate os meios possíveis para combater a corrupção e ressaltou a importância da educação para a não aceitação social da corrupção em qualquer nível. A eficiência da fiscalização e da responsabilização civil e penal dos corruptos também estiveram em foco.
O evento realizado para marcar o Dia Internacional Contra a Corrupção foi aberto pelo reitor da UFSC, Alvaro Toubes Prata, e por Paulo Roney Ávila Fagundes, membro da Comissão de Ética Pública da UFSC. Completaram a mesa da solenidade a Coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Moralidade Administrativa do MPSC, Promotora de Justiça Marina Modesto Rebelo, o Chefe da Controladoria-Regional da União no Estado de Santa Catarina, Marcelo Campos da Silva, o Procurador Regional do Trabalho, Alexandre Medeiros da Fontoura Freitas, e o Procurador-Geral adjunto da Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina, Sérgio Augusto Machado.
A abertura foi seguida de palestra do Promotor de Justiça Affonso Ghizzo Neto, que teve como tema a campanha "O que você tem a ver com a corrupção?". Na palestra, o Promotor de Justiça defendeu a necessidade de uma mudança cultural. "Todos nós reproduzimos uma cultura que é nossa, de sobreposição dos interesses individuais sobre os coletivos. Mudar esta cultura, através do exemplo individual e da educação, é uma obrigação de todos nós", explicou Ghizzo Neto.
Após a palestra, foi realizada mesa redonda com a presença da Promotora de Justiça Marina Modesto Rebelo, Coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Moralidade Administrativa do Ministério Público de Santa Catarina; do Chefe da CGU Marcelo Campos da Silva; do Procurador do Ministério Público junto ao TCE/SC, Diogo Roberto Ringenberg; e do Professor Denilson Luís Werle, do Departamento de Filosofia da UFSC.
Na mesa redonda, os participantes expuseram como cada Instituição pode agir para combater a corrupção e o papel da filosofia na formação do pensamento e educação da sociedade como forma de prevenção dos atos de corrupção. A Promotora de Justiça apontou a conscientização social como um caminho importante. "É importante a população compreender que a corrupção deve ser combatida, pelos males que causa à toda a sociedade", disse Marina, que salientou também a importância da denúncia aos órgãos competentes e das parcerias institucionais para ações de caráter preventivo.
Em seguida, a Comissão de Ética Pública da UFSC apresentou o anteprojeto "O sentido da ética na UFSC" e lançou um concurso de monografias com o mesmo nome. O evento foi encerrado com a entrega da premiação aos alunos catarinenses classificados no 4º Concurso Nacional de Desenho e Redação da CGU (veja quadro abaixo).
O Dia Internacional Contra a Corrupção foi promovido, em Santa Catarina pelas entidades parcerias: Ministério Público de Santa Catarina; da Controladoria Geral da União; Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina; Ministério Público do Trabalho; Ministério Público Junto ao Tribunal de Contas; Fundação CASAN; Instituto Consciência e Cidadania; Associação dos Tribunais de Conta; Receita Federal; Escritório Central de Arrecadação e Distribuição de Direitos Autorais; e Secretaria Estadual da Fazenda/ DIAG.

Alunos catarinenses premiados no 4º Concurso Nacional de Desenho e Redação da CGU

Aluna: Amanda Janaina Gasparim Deitos
Idade: 9 anos
Colocação: 3º lugar
Categoria: Desenho - 3º ano (2ª série)
Escola: Escola de Educação Básica Professor Tertuliano Turíbio de Lemos
Município: Faxinal dos Guedes
Aluna: Isadora Camargo
Idade: 9 anos
Colocação: 1º lugar
Categoria: Desenho - 4º ano (3ª série)
Escola: Escola Gennius
Município: Videira
Aluna: Hellen Gabriele Padilha Vaz
Idade: 10 anos
Colocação: 3º lugar
Categoria: Desenho - 4º ano (3ª série)
Escola: Escola de Educação Básica Nilo Peçanha
Município: Porto União
Aluno: Wellington Vieira Eufrázio
Idade: 10 anos
Colocação: 3º lugar
Categoria: Desenho - 5º ano (4ª série)
Escola: Escola Municipal de Educação Básica Stanislau Gaidzinski Filho
Município: Capivari de Baixo
Aluna: Débora Trombim
Idade:13 anos
Colocação: 1º lugar
Categoria: Redação I - 8º ano (7ª série)
Escola: Escola de Ensino Fundamental Fábio Silva
Município: Tubarão
Aluna: Pâmela Aguiar dos Santos
Idade:13 anos
Colocação: 3º lugar
Categoria: Redação I - 8º ano (7ª série)
Escola: Escola de Educação Básica Tomásia Mendonça Fernandes
Município: Laguna


Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC