Detran assume obrigação de regularizar serviços de emplacamento por terceiros
A Secretaria de Segurança Pública e Defesa do Cidadão e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) assumiram o compromisso extrajudicial com o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) de regularizar a fiscalização, o fornecimento de placas e lacres automotivos e a terceirização dos serviços de comercialização e instalação destes em Santa Catarina. O Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que tem eficácia de título executivo e será executado em Juízo no caso de descumprimento, foi celebrado no dia 25 de janeiro pelas Promotoras de Justiça Analú Librelato Longo e Vanessa Wendhausen Cavallazzi Gomes com o Secretário Ronaldo Benedet e o Diretor-Geral do Detran Paulo Roberto Dias Neves, depois de uma longa série de reuniões para o estabelecimento das obrigações assumidas pelo Governo do Estado.
O compromisso extrajudicial é resultado de investigação conduzida pelo MPSC, que apurou irregularidades na delegação dos serviços de fabricação de placas e de instalação de lacres, além da própria fiscalização destes, que vinha sendo realizada por uma entidade de classe, tornando o sistema passível de fraudes. De acordo com a legislação, estes serviços têm caráter público e demandam a necessidade de licitação.
Por meio de decreto (n° 1.298/2003), o Governo do Estado havia delegado a responsabilidade pelo controle do estoque dos lacres à Associação dos Fabricantes de Placas de Santa Catarina (AFAPV). A associação, por sua vez, contratou um fornecedor de lacres sem concorrência pública e servia de intermediária, revendendo as unidades a um preço maior às empresas credenciadas para instalação.
Durante a investigação o MPSC conseguiu obter a execução de algumas medidas para sanar parte das irregularidades, como a rescisão dos convênios firmados entre a AFAPV e o Detran. As demais iniciativas apontadas como necessárias estão contempladas no acordo extrajudicial, que define, por exemplo, prazos para que o Governo do Estado realize os processos de licitação necessários. A solução do caso pela via consensual levou o Ministério Público a não propor ação civil pública na esfera judicial, considerando-se que o título extrajudicial extraído do acordo reúne os principais requerimentos exigidos pelas Promotoras de Justiça.
Sonegação
Na operação de compra e venda dos lacres efetuada pela AFAPV, no entanto, o Ministério Público identificou sonegação de impostos, a partir de notificações que já haviam sido emitidas pela Fazenda Estadual. Os valores, referentes a 2004, alcançam o montante de R$ 458 mil. Isso porque a associação revendia as unidades e não recolhia o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Como a sonegação de impostos é crime, o MPSC propôs ação penal contra os atuais e ex-presidentes e tesoureiros da entidade, ajuizada em agosto de 2005. A denúncia está tramitando na 4º Vara Criminal da Capital.
As obrigações assumidas pelo Estado no TAC
- Comprovar ao Ministério Público a rescisão dos convênios que delegaram a fiscalização dos serviços de fabricação de placas e de instalação de lacres à Associação dos Fabricantes de Placas de Santa Catarina (AFAPV). Prazo: 10 dias.
- Assumir o gerenciamento do sistema de controle de lacres e assegurar que seja alimentado de forma on line pelos permissionários. Prazo: 30 dias.
- Realizar licitação para escolha do fornecedor de lacres de placas de automóveis em Santa Catarina. Prazo: 90 dias
- Criar ato normativo que estabeleça critérios para elaboração da planilha de custos dos serviços de fornecimento de placas e colocação de lacres, refletindo as reais despesas da operação, e realização de estudo tarifário. Prazo: até 30 de junho de 2006.
- Realizar licitação para a concessão dos serviços de fabricação de placas e instalação de lacres automotivos. Prazo: 30 de junho de 2006.
- Revogar e/ou extinguir todas as autorizações, permissões ou concessões em vigor para os serviços de fabricação de placas e instalação de lacres automotivos. Prazo: 30 dias a partir da conclusão do processo de licitação para os serviços.
- Criar e colocar em funcionamento sistema gerencial informatizado e atualizado sobre o custo dos serviços de fabricação de placas e instalação de lacres automotivos, publicando a planilha com prazo de 72 horas antes da entrada em vigor dos preços ou de possível reajuste .
Últimas notícias
18/11/2025MPSC instaura procedimentos e apura brigas entre torcidas e possível crime de racismo em jogo entre Avaí e Remo
19/11/20252º dia do Congresso de Direito Eleitoral aborda fragilidades e desafios de novo Código
18/11/2025FRBL destinará R$ 821 mil para compra de novos equipamentos do Procon estadual
18/11/2025GAECO do MPSC apoia operação Invoice contra sonegação fiscal deflagrada pelo MP de Alagoas
18/11/2025GAECO catarinense cumpre mandado de prisão e de busca e apreensão em apoio ao GAECO do MPCE
18/11/2025MPSC e FACISC firmam adesão ao Protocolo “Não é Não” em evento que reuniu setor público e empresarial
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil
12/11/2025STJ atende parcialmente MPSC e reconhece que, até 300 metros da preamar, toda restinga é área de preservação permanente