Desencadeada ação para prevenir proliferação do mosquito da dengue nos municípios de SC
Os 796 focos do mosquito Aedes aegypti , transmissor da dengue, detectados em 39 das 293 cidades catarinenses, entre janeiro e maio deste ano, desencadearam ação de prevenção no Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). O Centro de Apoio Operacional da Cidadania e Fundações (CCF), que trata das questões relacionadas à saúde, enviou informações para todas as Promotorias de Justiça com atuação na Cidadania, alertando sobre os riscos da proliferação do inseto, sugerindo o acompanhamento das atividades desenvolvidas pelos municípios no combate ao mosquito e a adoção de medidas judiciais e extrajudiciais, caso necessário.
Os Promotores de Justiça poderão tanto recomendar adequações aos municípios para reforçar a vigilância sanitária e epidemiológica, como propor Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para a implementação das medidas de prevenção necessárias, e até ajuizar ação civil pública com o objetivo de assegurar ações para impedir a evolução dos casos de dengue no Estado. "Estamos preocupados com o aumento do número de focos. Nossa intenção é evitar que Santa Catarina perca a condição de Estado sem transmissão autóctone (transmissão local) da dengue no País", explica o Coordenador do CCF, Promotor de Justiça Leonardo Henrique Marques Lehmann.
Os números da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria de Estado da Saúde, mostram que os 796 focos detectados nos primeiros cinco meses deste ano ultrapassam duas vezes os 386 focos encontrados durante todo o ano de 2006, e quatro vezes os números de 2005. Em Santa Catarina foram notificados até o dia 27 de abril deste ano 289 casos suspeitos de dengue, sendo 74 confirmados, todos importados. A única forma de combater a dengue é fazer o controle dos focos e das armadilhas. Por isso, a ação do MPSC foi desencadeada no inverno, justamente para evitar que o verão comece sem uma iniciativa de conscientização, uma vez que é no clima quente que o mosquito se reproduz mais rapidamente.
Transmissão
A dengue é uma doença transmitida por um mosquito originário da África, o Aedes aegypti , também responsável pela transmissão da febre amarela urbana, diz cartilha distribuída pela Secretaria de Estado da Saúde. O inseto se desenvolve em água parada. Tem por hábito picar durante o dia. A pessoa que contrai a dengue clássica desenvolve sintomas como febre alta, dores de cabeça, nos olhos, músculos e juntas, manchas avermelhadas por todo o corpo e, em alguns casos, sangramento da gengiva e do nariz. No caso da dengue hemorrágica, quando a febre cessa, começam a surgir sangramentos, a pressão cai e os lábios ficam roxos. Muito mais perigosa, a dengue hemorrágica pode causar a morte.
As ações para combater o mosquito são simples. Basta evitar o acúmulo de água em pratos de vasos, plantas, xaxins, pneus abandonados e outros recipientes.
Focos do mosquito da dengue detectados em SC entre janeiro e maio de 2007 | |||
Município | N° focos | Município | N° focos |
Antônio Carlos | 1 | Joinville | 27 |
Apiúna | 1 | Major Gercino | 1 |
Balneário Camboriú | 17 | Navegantes | 1 |
Barra Velha | 6 | Nova Erechim | 1 |
Biguaçu | 6 | Nova Trento | 1 |
Blumenau | 13 | Penha | 1 |
Caçador | 10 | Piçarras | 1 |
Chapecó | 397 | Rio do Sul | 47 |
Concórdia | 9 | Rio dos Cedros | 2 |
Criciúma | 9 | Rio Negrinho | 1 |
Cunha-Porã | 5 | São Bento do Sul | 1 |
Dionísio Cerqueira | 61 | São Francisco do Sul | 2 |
Florianópolis | 3 | São José | 10 |
Galvão | 4 | São José dos Cedros | 1 |
Gaspar | 3 | São Lourenço do Oeste | 7 |
Ibirama | 4 | São Miguel do Oeste | 113 |
Imbituba | 1 | Tijucas | 1 |
Itajaí | 19 | Xanxerê | 2 |
Itapiranga | 1 | Xaxim | 1 |
Jaraguá do Sul | 5 | Total: 796 | |
Fonte: Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde |
Últimas notícias
03/10/2025MPSC fortalece combate ao crime organizado com foco em criptoativos e lavagem de dinheiro durante workshop
03/10/2025Entidades trazem ao MPSC preocupação com propostas legislativas que colocam em risco unidades de conservação de Florianópolis
03/10/2025Casal é condenado por tráfico de drogas em ação penal do MPSC
03/10/2025Réu é condenado a 63 anos de prisão por dois homicídios, tentativa de homicídio e corrupção de menores
03/10/2025Condenado em Joinville homem que atentou contra a vida de casal após desentendimento no trânsito
03/10/2025Pedinte que roubou mãe e filha em um parque em Videira e ainda praticou ato libidinoso é condenado em ação penal do MPSC
Mais lidas
03/10/2025Entidades trazem ao MPSC preocupação com propostas legislativas que colocam em risco unidades de conservação de Florianópolis
03/10/2025MPSC fortalece combate ao crime organizado com foco em criptoativos e lavagem de dinheiro durante workshop
03/10/2025Casal é condenado por tráfico de drogas em ação penal do MPSC
03/10/2025Condenado em Joinville homem que atentou contra a vida de casal após desentendimento no trânsito
02/10/2025MPSC assina Pacto pela Excelência pela Educação e reforça protagonismo na indução do ICMS Educação
03/10/2025Réu é condenado a 63 anos de prisão por dois homicídios, tentativa de homicídio e corrupção de menores