21.09.2007

Curso do CME discutirá novas técnicas para recuperação de áreas degradadas

No dia 30 de março, o Centro de Apoio Operacional do Meio-Ambiente (CME), em parceria com o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) realizará, no prédio da Procuradoria-Geral de Justiça, o Curso Restauração de Áreas Degradadas - Imitando a Natureza, para Procuradores e Promotores de Justiça.

No dia 30 de março, o Centro de Apoio Operacional do Meio-Ambiente (CME), em parceria com o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) realizará, no prédio da Procuradoria-Geral de Justiça, o Curso Restauração de Áreas Degradadas ¿ Imitando a Natureza, para Procuradores e Promotores de Justiça. No evento, serão apresentadas novas técnicas de recuperação de áreas degradadas.

Os participantes poderão discutir formas de restauração usando técnicas de nucleação desenvolvidas por pesquisadores da UFSC que já estão sendo aplicadas em áreas degradadas no Estado. O objetivo do seminário é também propor formas de utilização da dinâmica natural e debater sobre a importância do Ministério Público na conservação das áreas de vegetação que ainda restam.

No evento, será apresentado o Sistema Corporativo de Geoprocessamento (GIS), equipamento que usa imagens de satélite de alta e baixa resolução para monitorar áreas de interesse ambiental e social em o Estado. O sistema, capaz de identificar definição de arruamento e quarteirões, divisas de município e sistema hídrico, aponta com precisão possíveis ocupações indevidas, desmatamentos, desvio de cursos de rios, entre outros alvos. Essas informações atualizadas poderão auxiliar o trabalho dos Procuradores e Promotores de Justiça.
Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social