19.05.2009

Conteúdo de vídeos educativos do Ministério Público será trabalhado com alunos de 1,3 mil escolas públicas

O primeiro lote de DVDs foi entregue pela Coordenadora-Geral do CIJ, Priscilla Linhares Albino, ao Secretário Estadual de Educação, Paulo Bauer, no dia 19 de maio. Os vídeos serão distribuídos para as escolas estaduais durante 2º Encontro Estadual de Diretores de Escola.
 
        Leia também:
Quatro histórias de cidadãos que procuraram um Promotor de Justiça em busca de seus direitos passam a fazer parte do acervo das escolas públicas estaduais como material didático para ser usado em sala de aula e em atividades extracurriculares. O primeiro lote de DVDs produzidos pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) com o objetivo de promover a educação para a cidadania e a conscientização da população sobre os seus direitos foi entregue ao Secretário Estadual de Educação, Paulo Bauer, nesta terça-feira (19/5).
Conheça o vídeo principal do DVD repassado às escolas
Os DVDs, entregues pela Coordenadora-Geral do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CIJ), Promotora de Justiça Priscilla Linhares Albino, serão distribuídos para os diretores das 1.323 escolas estaduais nos dias 8, 9 e 10 de junho, em Joinville, durante o 2º Encontro Estadual de Diretores de Escola. Os temas abordados nesse primeiro DVD serão trabalhados até julho nas escolas, em todas as disciplinas. "Levar a instituição do Ministério Público ao conhecimento da população por meio da educação é uma importante oportunidade", afirmou a Coordenadora-Geral do CIJ durante a entrega dos vídeos, no Gabinete do Secretário Estadual de Educação. A entrega foi acompanhada por Coordenadores e Gerentes Regionais da Secretaria.
O Secretário Estadual de Educação disse que o projeto do MPSC tem tudo a ver com a cidadania. "Se todos os órgãos públicos do país fossem mais atenciosos e mais parceiros como o Ministério Público, a educação seria mais lembrada", frisou Bauer. Para o Diretor de Educação Básica e Profissional da Secretaria Estadual de Educação, Professor Antônio Pazeto, o projeto do MPSC reforça e complementa o material já utilizado em sala de aula. "Educar é um desafio", complementou.
A distribuição de DVDs institucionais e educativos produzidos pelo MPSC faz parte de um convênio assinado pelo Ministério Público de Santa Catarina e pela Secretaria Estadual de Educação que possibilita a utilização do conteúdo do Projeto Vide O Seu Direito como material de ensino. De acordo com a parceria, o MPSC oferece os vídeos institucionais e educativos, publicados em DVDs de maneira que possam ser utilizados em palestras e como material didático, e os doa à Secretaria de Estado de Educação (SED); a secretaria, por sua vez, se responsabiliza em distribuir os DVDs às escolas da rede estadual e a aproveitar o material como conteúdo programático e/ou entre as atividades curriculares e extracurriculares.
O primeiro DVD contém o vídeo "Os Direitos do Cidadão e o Promotor de Justiça", de 9min25s e quatro conteúdos "extras". Os "extras" são vídeos de curta duração, sem narração e com legendas, preparados para serem utilizados como apresentações em palestras, por Promotores de Justiça ou por professores, com explicações sobre cada caso abordado no vídeo principal. No dia 18 de maio foi lançado um novo vídeo, "MPSC Defendendo a Sociedade", que já está disponível no canal da Instituição no YouTube e também será repassado às escolas estaduais.
Os DVDs são produzidos pelo MPSC com equipamentos e material (mídias) doados pela Receita Federal, e fazem parte do Projeto Vide O Seu Direito , implantado com o objetivo de levar jovens, crianças e adolescentes a conhecer um pouco mais o Ministério Público e a sua atuação em defesa dos direitos da sociedade.
O mesmo DVD já entregue à Secretaria de Estado da Educação foi distribuído a todos as Promotorias de Justiça, pois as palestras à comunidade fazem parte da rotina de um Promotor de Justiça. O vídeo e as histórias tratadas nele também estão publicados no canal do MPSC no YouTube em versões interativas.
Clique na imagem para conhecer o Canal do MPSC no YouTube
Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC