17.02.2009

Conhecer a vida do candidato e participar de debates são ferramentas para melhorar a qualidade do político

O MPSC e a Procuradoria Regional Eleitoral já percorrerarm mais de 4 mil quilômetros pelo Estado nos Seminários Regionais -Eleições 2008. O evento esteve, no dia 26 de junho, em Criciúma.
Conhecer a vida pregressa do candidato e participar de debates são as principais ferramentas do eleitor para melhorar a qualidade do político. "O político é o espelho do eleitor. Por isso, o eleitor precisa fazer uma autocrítica e conhecer a vida do candidato", afirma o Coordenador-Geral do Centro de Apoio Operacional Cível e Eleitoral do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Promotor de Justiça Carlos Eduardo Abreu Sá Fortes, que participa da penúltima etapa do seminário sobre eleições, em Criciúma, nesta quinta-feira, 26 de junho.
Para concorrer, o político precisa entregar ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) a certidão negativa de antecedentes criminais emitida pelas Justiças Estadual e Federal. Com base nesses documentos, que o TRE disponibiliza em sua página na Internet ( http://www.tre-sc.gov.br/site/ ), o eleitor pode conhecer o passado do seu candidato. O eleitor também pode solicitar informações sobre os candidatos nos diretórios partidários, orienta Sá Fortes. "Se a pessoa quebra a ética, vai contra a lei, imagina o que fará na administração pública e na Câmara de Vereadores? É preciso saber em quem se está votando", pondera o Coordenador-Geral do Centro de Apoio.
Os "Seminários Regionais - Eleições 2008", que iniciaram em São Miguel Miguel do Oeste, terminam nesta sexta-feira (27/6), em Tubarão. O evento, direcionado a Promotores de Justiça, Juízes Eleitorais, representantes de partidos políticos e profissionais de veículos de comunicação, é realizada pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e Procuradoria Regional Eleitoral.

Promotores de Justiça e Servidores da Justiça Eleitoral  participam do evento durante a amanhã
À tarde, representantes de partidos políticos e profissionais da mídia recebem orientação
Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC