Condenado a mais de 22 anos de reclusão homem que matou vítima por asfixia em Balneário Camboriú
O Tribunal do Júri de Balneário Camboriú acatou a tese do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e condenou Alexandre Castro Martins a 22 anos e nove meses de reclusão pela morte de Leandro dos Santos. O crime foi praticado em uma quitinete no bairro Nova Esperança, em Balneário Camboriú. A vítima morreu por asfixia depois de ser enforcada com uma corda.
Alexandre foi condenado por homicídio duplamente qualificado, por motivo torpe e meio cruel (asfixia), e por pertencer a uma organização criminosa. O réu vai cumprir a pena em regime inicial fechado e teve negado o direito de recorrer em liberdade, em função da pena ser superior a 15 anos de prisão.
O crime ocorreu no dia 30 de janeiro de 2021. Fazendo uso de uma corda, Alexandre enforcou a vítima, matando-a por asfixia, conforme consta no laudo pericial. Consta ainda na denúncia do MPSC que o condenado e a vítima eram integrantes de uma organização criminosa.
Ao furtar uma bicicleta no município de Itajaí, Leandro causou o descontentamento do comando da organização que decretou sua morte. Ele foi morto na quitinete onde o condenado morava.
O Promotor de Justiça, Luís Eduardo Couto de Oliveira Souto, da 8ª Promotoria de Justiça da Comarca de Balneário Camboriú, atuou perante o Tribunal do Júri.
Outras duas pessoas constam na denúncia do Ministério Público pelo homicídio. Uma delas está foragida e o processo em relação a ela está suspenso. O terceiro acusado foi julgado junto com Alexandre e absolvido, como requerido pelo Promotor de Justiça por entender que não havia provas suficientes para comprovar sua participação nos crimes.
Legenda: Promotor de Justiça Luís Eduardo Couto de Oliveira Souto atuou no Tribunal do Júri
Últimas notícias
02/04/2026Recomendação feita pelo MPSC ao Município de São Francisco do Sul visa proteger os animais
01/04/2026Conscientização sobre o autismo: confira ações do MPSC para garantia de direitos
01/04/2026GAECO deflagra Operação Repartição para apurar a prática conhecida como “rachadinha” no litoral norte catarinense
01/04/2026Homem tenta matar vítima com facadas e é condenado por tentativa de homicídio em Jaguaruna
01/04/2026MPSC reestrutura o POA e amplia atuação na regularização de cadeias produtivas
01/04/2026GAECO deflagra Operação Thánatos que apura esquema de corrupção envolvendo servidores da saúde e empresa funerária na Serra catarinense
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
26/01/2026Acordo firmado pelo MPSC, IMA e Seara garante fim do lançamento de efluentes no Riacho Santa Fé e destina R$ 5 milhões para projetos ambientais em Itapiranga
19/11/2025MPSC firma acordo para regularizar lei que trata das chácaras rurais em Xanxerê
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/11/2025MPSC atua em municípios atingidos por tornado no Oeste