Comseg Escolar: MPSC e 24 instituições definem medidas de proteção às escolas catarinenses
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) participou da reunião do Comitê de Operações Integradas de Segurança Escolar, o Comseg Escolar, que alinhou uma série de medidas de proteção às escolas catarinenses. O grupo, criado pela Assembleia Legislativa (ALESC), envolve outras 24 instituições, que irão participar em três grupos temáticos, conforme as afinidades de atuação. Também foi definida a realização de seis audiências públicas macrorregionais para ampliar o debate com a comunidade escolar, até meados de junho. A meta é apresentar, no final de julho, um amplo projeto de lei coletivo.
No encontro ficou acertado que cada instituição definirá sua representação nos grupos temáticos do Comseg Escolar. O primeiro deles terá foco na estrutura física e humana das unidades de ensino, com o objetivo de oferecer melhorias na qualificação de projetos, contratar e capacitar equipes multiprofissionais e buscar formas de financiamento de ações. O segundo pretende criar normas, manuais, programas e sugerir parcerias para fortalecer procedimentos, com o auxílio de ferramentas de inteligência e a integração da comunidade no trato da questão da violência escolar, suas causas e efeito sistêmicos. O terceiro irá promover e divulgar ações e parcerias que estimulem a participação das famílias, estudantes e profissionais de educação, com o auxílio da imprensa e de campanhas publicitárias, para fomentar a erradicação da violência.
As reuniões dos grupos técnicos serão semanais. Os debates ampliados com foco nas comunidades escolares acontecerão em audiências programadas já a partir dos dias 25, em Blumenau, e 26, em Joinville. Os locais ainda serão definidos, mas a proposta é que os debates se iniciem às 19 horas. As próximas audiências serão em Lages, em 1º de junho; em Chapecó, no dia seguinte; em Criciúma, no dia 15; e em Florianópolis, no dia 16, na própria Assembleia Legislativa. A apresentação do amplo projeto de lei tem prazo para 25 de julho.
O grupo foi instituído pela Mesa Diretora da ALESC em resposta ao ataque a uma creche em Blumenau em 5 de abril deste ano, do qual resultaram quatro crianças mortas e cinco feridas, e da série de ameaças a unidades escolares que se seguiram.
Análise multidisciplinar
Para o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais do MPSC, Paulo Locatelli, a iniciativa da formação dessa rede envolvendo diversos setores é de extrema importância para a sociedade.
Na reunião, Locatelli lembrou que o MPSC possui uma Promotoria de Justiça com atribuição específica na área da educação, com abrangência estadual, e integra o CyberGAECO, força-tarefa que visa investigar, prevenir e reprimir crimes planejados e praticados em ambientes virtuais.
O Coordenador do CyberGAECO, Promotor de Justiça Diego Roberto Barbiero, ressaltou que o Grupo de Investigação de Crimes Cibernéticos tem buscado identificar os autores de ameaças e mensagens que circulam no ambiente digital, em fóruns privados e em aplicativos de comunicação. E a atuação tem sido exitosa, a exemplo dos resultados obtidos com a operação Escola Segura, complementou.
Já o Coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação (CIJE), Promotor de Justiça Eder Cristiano Viana, defendeu a necessidade de uma análise multidisciplinar da situação, que envolva saúde, saúde mental e integração com as famílias, tudo isso visando garantir o principal direito em jogo, que é o direito à educação, o qual envolve o direito à escola como um lugar seguro, tranquilo, de paz e com estrutura física adequada.
Além de atuar com medidas preventivas, com proteção e formação de nossas crianças e adolescentes, o Ministério Público também não deixa de lado a área repressiva, tanto na apuração de atos praticados por adolescentes quanto por adultos, ressaltou.
O Comseg Escolar deverá se reunir todas as terças-feiras, às 8h30, no Palácio Barriga Verde, para debater e apresentar seus avanços e ações. Esta primeira reunião é para todos entenderem o nosso trabalho, a nossa dinâmica, dentro deste compromisso de 90 dias de fazermos a entrega deste grande projeto, que pode também resultar em várias ações diferenciadas, mas que farão parte de um único projeto guarda-chuva da segurança às unidades escolares de Santa Catarina, disse o Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Mauro de Nadal (MDB).
A coordenação dos trabalhos na Assembleia, além do Presidente Mauro de Nadal, contará com a Deputada Paulinha (Podemos), como integrante da mesa diretora, a Presidente da Comissão de Educação, Luciane Carminatti (PT), do Presidente da Comissão de Segurança Pública, Deputado Jessé Lopes (PL), e do líder do governo, Edilson Massocco.
QUEM PARTICIPA DO COMSEG ESCOLAR
- representante da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC);
- representante da Secretaria de Estado da Educação (SED);
- representante da Secretaria de Estado da Saúde (SES);
- dois representantes da Polícia Militar do Estado de Santa Catarina, com participação do Comando-Geral e do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD);
- representante da Polícia Civil do Estado de Santa Catarina (PCSC);
- representante do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Santa Catarina;
- quatro representantes da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina;
- representante do Ministério Público de Santa Catarina;
- representante do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE);
- representante do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina (TJSC);
- representante de cada associação de municípios (FECAM), indicado em assembleia geral;
- representante da União dos Vereadores do Estado de Santa Catarina (UVESC);
- representante da Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC);
- representante da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC);
- representante da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE);
- representante da Associação de Mantenedoras Particulares de Ensino Superior de Santa Catarina (Ampesc);
- representante da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS);
- representante dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina;
- representante do Sindicato das Escolas Particulares de Santa Catarina (Sinepe);
- representante da União Catarinense das e dos Estudantes Secundaristas (UCES);
- representante da União Catarinense das e dos Estudantes (UCE);
- representante da Associação Catarinense de Imprensa (ACI);
- representante do Conselho Regional de Psicologia 12ª Região - SC;
- representante do Conselho Regional de Assistência Social 12ª Região - SC.
Últimas notícias
18/11/2025MPSC instaura procedimentos e apura brigas entre torcidas e possível crime de racismo em jogo entre Avaí e Remo
18/11/2025FRBL destinará R$ 821 mil para compra de novos equipamentos do Procon estadual
18/11/2025GAECO do MPSC apoia operação Invoice contra sonegação fiscal deflagrada pelo MP de Alagoas
18/11/2025GAECO catarinense cumpre mandado de prisão e de busca e apreensão em apoio ao GAECO do MPCE
18/11/2025MPSC apresenta recurso e garante aumento de pena para réus que mataram dois irmãos em Criciúma
18/11/2025GAECO destaca estratégias de proteção no 2º Seminário de Segurança Escolar
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil
12/11/2025STJ atende parcialmente MPSC e reconhece que, até 300 metros da preamar, toda restinga é área de preservação permanente