27.05.2008

Compromisso no apoio às Promotorias é destacado na posse de novos Coordenadores do CIJ e CCO

O Promotor de Justiça Marcelo Gomes Silva é o novo Coordenador-Geral do CIJ, e o Promotor de Justiça Álvaro Melo assumiu a Coordenação-Geral do CCO. Eles foram empossados no dia 16 de abril, dando continuidade ao compromisso de aperfeiçoar o apoio às Promotorias de Justiça.

Marcelo Silva assumiu condução do CIJ

Álvaro Melo assumiu condução do CCO

Posse reuniu Administração Superior...

...e representantes dos Centros de Apoio

Os Promotores de Justiça Marcelo Gomes Silva e Álvaro Melo vão conduzir, respectivamente, o Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CIJ) e o Centro de Apoio Operacional do Consumidor (CCO). Os dois foram empossados, na manhã desta quarta-feira (16.04.2008), pelo Procurador-Geral de Justiça, Gercino Gerson Gomes Neto. A posse ocorreu no Gabinete do Chefe do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), em Florianópolis. Gercino destacou aos novos Coordenadores a importância da diretriz institucional de prestar todo o suporte necessário às Promotorias de Justiça, por intermédio dos Centros de Apoio.

Titular da Comarca de Curitibanos, Marcelo Gomes Silva substituirá o Promotor de Justiça Gilberto Polli. Álvaro Melo, com titularidade na Comarca de São Miguel do Oeste, sucederá ao Promotor de Justiça Jackson Goldoni. Polli deixa a Coordenação-Geral do CIJ para atuar na Comarca de Jaraguá do Sul. Goldoni reassumirá a titularidade da Comarca de São Miguel do Oeste.

"Agradeço a confiança depositada na minha pessoa. Vou sentir falta da convivência dos amigos que passei a admirar. Desejo ao Marcelo que aprimore ainda mais o trabalho de uma área que considero crucial para o Ministério Público", disse Polli, em sua despedida. Goldoni também agradeceu o apoio que recebeu à frente do CCO e se colocou à disposição dos colegas. "Não foi possível alcançar tudo o que foi almejado. Mas o crescimento foi grande, tanto pessoal quanto profissional", declarou.

Para o novo Coordenador-Geral do CIJ, o compromisso implica em encarar um desafio. "Se eu conseguir manter o padrão de trabalho implementado pelo meu antecessor, estarei satisfeito. E assumir essa função também é um desafio porque o Doutor Gercino é uma referência nacional na área da infância", afirmou Silva. Oliveira Melo também considera a nova função no CCO um desafio, pois sempre priorizou a atividade de Execução. "Mas aqui é também uma oportunidade de ajudar os Promotores de Justiça na sua atuação como Órgão de Execução", complementou.

O Coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal (CCR), Promotor de Justiça Andrey Cunha Amorim, falou na solenidade, representando os demais colegas, da dicotomia de sentimentos que envolve a equipe. "Estamos alegres por receber novos colegas, e tristes com a perda de dois", disse Amorim, que leu uma poesia para os presentes.

Gercino declarou que, por um lado, está triste com a saída "dos colegas que fizeram um excelente trabalho", mas agradeceu a presença dos novos Promotores de Justiça na equipe. Explicou ainda que a escolha do novo Coordenador-Geral do CIJ decorre do seu comprometimento com a área da Infância e Juventude - Silva tem mestrado e cursa doutorado na área. Já a competência, aliada à regionalização, pautaram a opção pelo Promotor de Justiça Oliveira Melo para conduzir o CCO. "Conseguimos manter a representatividade do Extremo Oeste na Administração", afirmou o Procurador-Geral de Justiça.

Atuação mais integrada

Na posse dos novos Coordenadores, o Procurador-Geral de Justiça lembrou que assumiu a Chefia do MPSC há um ano, no dia 16 de abril de 2007, e que o grupo tem uma identificação de pensamento. "Todos têm vontade de construir um Ministério Público bem parecido, e melhor. A reunião de esforços possibilitou as conquistas que conseguimos. A partir de agora a nossa atuação será ainda mais integrada", afirmou Gercino, ressaltando que todos também aprenderam na prática. "A equipe não tinha experiência em administração, porém, a avaliação da condução dos Centros de Apoio é bastante positiva. Foi um crescimento de todos".

O Procurador-Geral de Justiça também agradeceu a presença de todos que já atuaram, aos que ainda fazem parte e aos que estão iniciando na condução das ações voltadas ao aperfeiçoamento da Instituição e ao oferecimento de um suporte mais eficiente às Promotorias de Justiça. "Todos acreditaram nesse sonho", afirmou, referindo-se à condução da Administração Superior e dos Centros de Apoio Operacional.

A posse dos novos Coordenadores foi acompanhada pela Subprocuradora-Geral para Assuntos Jurídicos, Gladys Afonso; Subprocurador-Geral para Assuntos Administrativos em exercício, Robison Westphal; Secretária-Geral do MPSC, Promotora de Justiça Cristiane Rosália Maestri Böell, que fez a leitura do Termo de Posse; pelos Procuradores de Justiça que integram a Administração Superior; pelos Assessores do Procurador-Geral de Justiça e Coordenadores dos 10 Centros de Apoio Operacional e Diretoria do CEAF.
Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC