21.09.2007

Combate à corrupção deve mobilizar esforço conjunto, defende Procurador-Geral de Justiça

O combate eficaz à corrupção é uma tarefa que depende do trabalho integrado nas esferas do poder público municipal, estadual e federal, disse o Procurador-Geral de Justiça, Pedro Sérgio Steil, na abertura do ato solene, realizado em 11 de dezembro, por ocasião do Dia Internacional contra a Corrupção. A solenidade foi organizada pela Controladoria-Geral da União (CGU) em Santa Catarina com o apoio do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), do Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (UNODC), do Departamento da Polícia Federal, do Tribunal de Contas da União e do Governo Federal.
O combate eficaz à corrupção é uma tarefa que depende do trabalho integrado nas esferas do poder público municipal, estadual e federal, disse o Procurador-Geral de Justiça, Pedro Sérgio Steil, na abertura do ato solene, realizado em 11 de dezembro, por ocasião do Dia Internacional contra a Corrupção. A solenidade foi organizada pela Controladoria-Geral da União (CGU) em Santa Catarina com o apoio do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), do Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (UNODC), do Departamento da Polícia Federal, do Tribunal de Contas da União e do Governo Federal. Em muitos Estados ocorreram atos semelhantes.

Steil defendeu a atuação integrada como forma de acelerar a identificação dos casos de corrupção e punição dos seus responsáveis. Para o Procurador-Geral, a corrupção também existe nos outros países, mas no Brasil "é uma chaga social que martiriza de forma muito intensa e muito crítica a nossa nação". O combate à corrupção sempre foi uma preocupação constante e de longa data por parte do Ministério Público, que acabou se transformando numa caixa de ressonância dos clamores da sociedade. Contudo, Steil disse que a condenação dos agentes envolvidos em casos de corrupção poderia ser alcançada de maneira mais efetiva se houvesse parceria entre os órgãos públicos.

A mesa de abertura da solenidade foi composta, além de Steil, pelo Desembargador Nicanor Calírio da Silveira (representando o Poder Judiciário), pela Superintendente da Polícia Federal, Mariam Ibrahim, pelo Chefe da Controladoria-Geral da União em Santa Catarina, Nivaldo Germano, pelo Procurador-Chefe da Procuradoria Regional do Trabalho, Acir Alfredo Hack, pelo Conselheiro Salomão Ribas Júnior (representando a Presidência do Tribunal de Contas do Estado), pelo Prefeito de Florianópolis, Dário Berger, pelo Promotor de Justiça Fernando da Silva Comin (representando a Associação Catarinense do Ministério Público) e pelo Pastor Paulo Solonca (representando a sociedade civil).

Pela manhã, a CGU desenvolveu atividades pela passagem do Dia Internacional Contra a Corrupção, que é celebrado em 9 de dezembro em alusão à assinatura da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, ocorrida na cidade mexicana de Mérida. Mais de 110 países são signatários da Convenção, entre eles o Brasil. Foram qualificados membros dos conselhos municipais de controle social por intermédio de oficinas realizadas no auditório do MPSC. O objetivo foi incentivar a participação ativa do cidadão no acompanhamento e na fiscalização do uso do dinheiro público. Os conselhos estaduais e municipais de controle social exercem o papel de acompanhar as ações e os resultados dos programas federais.

Fonte: 
Coordenadoria de Comunicação Social